domingo

A indigitada Primeiro-Ministro pelos militantes de Ferreira Leite. As mamadas da República e a noz de Leite.

A srª drª Ferreira leite votou cedo. Não falou aos jornalistas. Quando o País esteve em crise na sequência da paralisação da ditadura do piquete dos camionistas foi para Inglaterra ver o neto, belo pretexto para ocultar a sua gritante falta de pensamento [sobre a Europa só diz banalidades, e o que de acertado diz é eco das palavras de Sócrates]. Pensamento que também não esteve presente em Portugal, pois Guimarães, por estranho que pareça, só foi palco para amansar as águas no PSD. Os militantes que nela acreditam já a indigitaram para futura PM de Portugal. Pelo menos alguém acredita na senhora. Olé!!! Os órgãos sociais estão eleitos, Santana qualificou-os - todos, ou quase todos - adversos de Meneses ao tempo em que este sonhava. Lá estão os oportunistas de sempre, onde pontifica José Luís Arnaut - um barrosista e outros que se chegam aos festim de esperança de regressarem ao poder.

Neste particular dos nomes e dos tachos, duas referências: Marques Guedes é como se sabe, um songa-monga, um pastelinho que ora pode ser carne ora ser peixe, desconhece o partido e as suas estruturas, o país-real e os seus problemas de organização são-lhes estranhos, uma maçada!!! Mas foi eleito Secretário-Geral do psd. Foi o prémio da sua fidelidade canina à dama-de-ferro. Mais importante - porque relevante politicamente - é, a ser confirmado, a eleição de Pedro Rangel para o cargo de presidente do Grupo Parlamentar do psd: é inteligente, acutilante e pode, a cada momento, surpreender e desequilibrar Alberto Martins e a bancada do PS. O poder também se ganha (e perde) no hemiciclo... Embora o BE e o PCP façam tudo, ou quase para que o PS perca o poder nas ruas.
Ainda que as opiniões da linha do Estoril do douto Marcelo não reconheçam a Rangel essa mais-valia. Mas do comentador o país (que ainda tem a pachorra de o ouvir) - entre a dispensa e o quarto dos fundos, o Canal 2 e o National Geografic - já percebeu uma coisa: ele diz o contrário daquilo que pensa para baralhar e confundir a oposição e até as hostes. Ora aqui está um lugar que marcelo poderia desempenhar bem, na bancada parlamentar. Ele gosta muito de falar, embora não se lhe conheça obra.

Em suma: Ferreira leite está eleita presidente do psd (e após ter confundido alternância com alternativa) - o país desconheça o que a senhora pensa da política Económica, Fiscal, Cultural, de Saúde, de Educação (!!!), Negócios Estrangeiros, Europa, etc. Não se lhe conhece ideia ou rumo para Portugal a essa luz-macro. Não disse nada a esse respeito, nem uma declaração de intenções. A sr.ª não pensa nada. Ainda poderia pedir o rascunho ao Passos Coelho ou ao Santana.

Como não se sabe que plano tem e o que pretende para Portugal - presume-se que queira plagiar Sócrates nas áreas da governação e ser, assim, uma espécie de alter-ego do PM - secundando, desse modo, o ministro da Presidência do CM - Pedro Silva. Esperemos, apesar de tudo - que não o copie em tudo, porque, afinal, eles são muito diferentes. Contudo, Ferreira leite tem uma vantagem: a sua sombra. Veremos qual delas procura mais decalcar a acção de Sócrates...

PS: A ajuizar pela sua conduta no momento em que ocorreu a paralisação dos camionistas - e a srª Leite foi ver o neto em terras de Sua Majestade. Não nos será difícil imaginar o que seria a conduta da srª Leite - amanhã - como PM a liderar um Conselho de Ministros na Gomes Teixeira: dará outra mamada ao 2º neto que entretanto venha ao mundo. E será, por certo, o economista António Borges quem segura no biberon.

Enfim, são as mamadas da República deste novo PSD na versão feminina...

A noz de Ferreira leite, vídeo aqui. Ela tentará fazer com Sócrates o que o corvo faz com a noz.

Conseguirá??