segunda-feira

Zona ribeirinha de Lisboa é, finalmente, devolvida aos lisboetas via CML

Mais uma promessa eleitoral de António Costa que hoje começa a ganhar forma e a ter alguma intervenção concreta entre as partes envolvidas: CML, Porto de Lisboa e Governo. Desta forma, a zona ribeirinha passará a estar sob tutela directa da CML - no âmbito do protocolo hoje assinado entre o Governo e a autarquia. Nos termos do qual uma nova filosofia de gestão para a cidade se começa a definir, ainda que isso implique uma intervenção crescente da autarquia em esferas tradicionalmente adstritas ao PL ou ao Governo (via MOTC).

O objectivo estratégico é, em rigor, devolver aquele pedaço nobre da cidade aos seus visitantes, e não, como até hoje sucedia, manter aquele biombo como se uma doca gigante se tratasse, apesar da intensa actividade portuária alí desenvolvida que significa boa parte do PIB nacional.

Consequentemente, nas zonas onde não existam actividade portuária caberá à CML gizar planos de desenvolvimento e de requalificação de toda aquela zona ribeirinha e espaço envolvente com vista ao lazer das pessoas que procurem aquela parte da cidade, requalificação urbana e melhoria de acessos que tem privado os cidadãos da sua utilização.

Um dos méritos de António Costa e da sua equipa é que as medidas inscritas no seu programa eleitoral, uma a uma e com uma visão de conjunto, estão sendo agendadas e operacionalizadas conforme previsto. Nos nossos dias, tratando-se de promessas políticas, isto já começa a ser uma raridade.
Ainda bem que aqui a excepção confirma a regra...