sábado

Violência no Quénia mediada por Kofi Annan

Annan diz que violência no Quênia é mais étnica do que política
Nairóbi - O ex-secretário-geral da ONU Kofi Annan afirmou neste sábado, 26, ter visto uma "situação dramática" na sua visita-relâmpago ao Vale do Rift e concluiu que a violência no Quênia é mais étnica do que política.
Acompanhado pelo ex-presidente da Tanzânia Benjamin Mkapa e pela ex-primeira-dama de Moçambique e atual esposa do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, Graça Machel, Annan concedeu uma breve entrevista coletiva em Nairóbi na qual expressou sua consternação pela "situação desastrosa" no Vale do Rift.
O ex-secretário-geral da ONU explicou que observaram uma mudança quanto à natureza dos incidentes violentos no Quênia.
Para Annan, "não se trata da ira de cidadãos furiosos pelos resultados das eleições gerais. Agora é outra coisa, uma violência mais étnica do que política".
O ganês Annan, que lidera o grupo de personalidades encarregado de mediar o conflito entre o Governo queniano de Mwai Kibaki e o líder opositor Raila Odinga, do Movimento Democrático Laranja (ODM), declarou ter "provas das muitas violações dos direitos humanos que estão sendo cometidas naquela região".
O Vale do Rift é o reduto político de Raila Odinga e bastião dos luos, terceiro maior grupo étnico do Quênia e do qual o líder do ODM faz parte.
Segundo fontes policiais e das Nações Unidas, as vítimas da onda de violência que atinge o Quênia são majoritariamente quicuios, a etnia mais numerosa do país e à qual pertence Kibaki.
Os choques entre clãs e facções já deixaram cerca de 800 mortos e mais de 250 mil deslocados.
Kofi Annan considerou que "os líderes políticos têm a obrigação de entrarem em acordo para que o Quênia não continue nesta situação crítica dentro de cinco anos".
Ele disse que o Governo queniano deve estabelecer as medidas necessárias para "garantir a segurança essencial de qualquer cidadão nestes momentos terríveis".
Annan contou que permanecerá por mais alguns dias no Quênia para tentar reunir novamente Kibaki e Odinga, "para que ponham ponto final a esta crise nacional, humanitária e econômica que também afeta toda a região".
Obs: O Quénia era um dos países de África com maiores e melhores performances económicas, de súbito vieram as eleições, as fraudes eleitorais e a política da catanada... De raiz política ou étnica o sangue jorra na mesma, em todo o caso felicite-se Kofi Annan - ex-Secretário-Geral da ONU - por mediar o conflito e fazer o que pode a fim de estancar aquela sangria e estabilizar o país.