quinta-feira

O mundo da prospectiva no CLARO - por José Mateus -

Os Melhores Blogs de 2007
na perspectiva do CLARO e do Inteligência Competitiva
"O
CLARO, o pioneiro da "competitive intelligence" em Portugal, e o Inteligência Competitiva, já histórico na tribo entretanto surgida nesta área, associaram-se para nomear, na sua perspectiva, os melhores blogs deste 2007. Foi uma excelente iniciativa pois, se outro interesse não tiver, proporcionou um tempito de boa, agradável e profícua conversa sobre a blogos dos portugueses. Aqui vai então a lista das conclusões a que chegámos, nos campos que definimos, fazendo notar a inclusão de um de New York e de um outro de Paris, ou seja, o Portugal dos Portugueses sempre foi global, a concepção que o Estado tem do País é que, em certas épocas, não alcança nem acompanha a realidade: Inovação: Janela na Web

Reflexivo: Tempo que Passa

Design: Vida das Coisas

Inteligência Competitiva: Pharma & CI

Viajante: Café Portugal

Diáspora: Pitigrili

De Debate: Nal-Blog

[...]
Lembro-me de há coisa de um ano, mais dia menos dia, à mesa do refeitório duma Universidade que fica entre Monsanto e o rio Tejo, ter referido ao José Adelino que o Claro era um espaço de análise diferente: pelos livros que citava, pelo enfoque e pelas preocupações temáticas que auxiliam no processo de tomada de decisão: política, empresarial, militar e estratégico, evidentemente. Fui lendo, fui consultando e também sorropiando algumas referências/monografias do pensamento estratégico que por lá se passeavam. Hoje entrei nesse campo prospectivo e verifiquei este pequeno concurso de ideias e a consequente eleição de alguns blogs como sendo os melhores em 2007. Gostei.

Com efeito, abordagens deste tipo são cada vez mais necessárias, posto que a realidade é cada vez mais matreira, o mundo mais incerto e perigoso, as alianças mais perenes, o comportamento das economias assim como das flutuações socioeleitorais cada vez mais volátéis e contingentes, ou seja, tudo é hoje mais instável, imprevisível e perigoso (pela ameaça e chantagem que alguns "amigos" fazem e que terminam no advogado e em casos de polícia). Assim sendo, urge conspirar contra o futuro, um tempo que se inscreve no carrefour da prospectiva com a análise estratégica, e aqui caímos de novo no Claro do José Mateus. Desta feita, se colocarmos as questões certas face ao futuro, com racionalismo e intuição, evitam-se grandes dissabores, estereótipos e ideias feitas que turvam a nossa leitura dos acontecimentos, fatal em qualquer analista.
Numa palavra, o Claro distingue-se pelo enfoque com que procura iluminar os problemas, e lê-lo é sempre um exercício intelectual tão inteligente quanto sedutor, seja para nos esclarecermos no domínio da guerra económica, seja no âmbito da guerra política - pura e aplicada.
Enfim, entrar no Claro é fazer uma digressão actualizada pelo pensamento de Sun Tzu e de Carl von Clausewitz, que escreveu quase dois mil anos depois dele. Amazing!!!
PS: Como em todas as coisas sérias, há sempre um momento de ridículo, até apetece citar, pela minha parte, duas referências que integram uma Assembleia de heterónimos tão previsível quanto primárias: a Madalena (arrependida) lencastre, especialista em caracóis, e o site do Alfredo Pimentel (conhecido pelo trombadinhas no Elefante Creme). Ambos em digressão pelo Sul, e de lá, pelo ruralismo, ainda não saíram. Se o ridículo matasse... E às vezes mata!!!