quinta-feira

O Pai Natal do Eugénio e a marcação das eleições em Angola. Amazing!!!

Finalmente vai ser marcada a data? (©foto Apostolado)
Finalmente o presidente Eduardo dos Santos se decidiu falar para dentro e dizer aos angolanos quando serão as eleições legislativas no País.
Tal como o fazia no exterior também desta vez não disse a data mas, pelo menos, já disse aos angolanos que vai haver eleições – acredito, ou quero acreditar, que sim – só estando a marcação das mesmas dependente do relatório da Comissão Nacional de Eleições (CNE) que garanta que o registo eleitoral, está “em conformidade com as normas legais” e a CNE está “em condições de organizar a votação no período de Maio a Setembro de 2008”.
Ora como a CNE é dominada pela “oligarquia nacional” é de crer que o relatório só sairá quando a dita oligarquia achar que tem a vitória confirmada, o que não parece ser o caso, nesta altura.
Obs: O Eugénio Costa Almeida - que tem feito no seu Pululu uma cruzada exemplar pela divulgação dos materiais políticos em África, sobretudo aquela que histórica e culturalmente nos diz directamente respeito e pela qual temos laços psico-afectivos e até familiares muitos fortes, ainda acredita no Pai Natal. Talvez por isso tenha partilhado comigo o melhor pai Natal que já vi em toda a minha vida. Tudo virtual mas excelentes prendas.
Quanto a Angola tenho pena pelo subdesenvolvimento estrutural daquele colosso e também pela forma ainda mais paternalista com que o Chefe de Estado continua a tratar o seu povo, pior ainda do que ao tempo colonial em que havia uma relação assimétrica entre colonizador e colonizado mas, ao menos, ninguém morria de fome nas valetas com menos de 1 dólar por dia. Sem água potável, sem cuidados de saúde, sem um tecto, sem educação, sem esperança..., apenas com a certeza da morte a prazo sob o olhar atento e perseverante dos abutres.
Aquele "Zé Du" é hoje um dos 50 homens mais ricos do mundo, segundo a revista Fortune (ou a Time que agora até já elege como personalidade do ano o Vladimir Putin, esse novo bárbaro que, alegadamente, envenena jornalistas incovenientes), e carrega nas suas costas o fardo do "homem preto" (numa reinterpretação de Rudyard Kippling) - que esmagou e amputou o seu povo, que hoje sobrevive faminto e sem esperança no futuro. Será que um homem assim ainda tem consciência ou consegue dormir à noite quando fecha os seus olhos!? Temo bem que não.
No seu caso, suicidar-me-ia com a corda do Saddam... Quem sabe assim as eleições verdadeiramente livres, democráticas e pluralistas não seriam marcadas mais cedo e com proveito geral para as populações que já estão fartas dos novos colonizadores africanos.
Pergunte-se a Eduardo dos santos do que está à espera para fazer a vontade ao seu sofrido povo!!!
Ou será que ele pensa do seu povo o mesmo que o salazar pensava acerca dos portugueses no século passado!?
Tudo questões a que o Eugénio, certamente, não deixará escapar - por entre as visões e as miragens daquele belíssimo Pai Natal.