quarta-feira

Onde é que eu....

... Já vi isto!!!

O plágio é hoje uma prática tão generalizada quanto lamentável. Ela ocorre na Universidade, no meio empresarial, na política mas também já começa a agigantar-se na Internet, sobretudo ao nível da blogosfera. Alguma dela passeia-se sob a capa de ser muito original e criativa mas depois não passa de gato escondido com rabo de fora. Por vezes essas práticas são tão gritantes que me pergunto, surrealisticamente, se o mais grave é o original copiar as más cópias ou as más cópias tentarem ocultar o original.

É óbvio que são as más cópias que deveriam ter vergonha e parar imediatamente com essas práticas de violação de direitos de autor que são, de resto, punidas por lei. Só as pessoas com uma falsa criatividade e má fé é que recorrem a esses métodos para passarem por gente com especiais capacidades publicitárias, mas é essa mesma gentinha que, um dia, se lhe pedissem para vender um aspirador muito provavelmente engasgavam-se. Volvido o período do plágio, da chantagem e da ameaça - qualquer dia começa-se a entrar na moda do pedido de sequestros na Net, como uma vez ocorreu na Colómbia e No México.

E aqui convém ser-se muito original não vá a Polícia chegar primeiro e rebentar com a vida ao chantagista - que também pode ser um plagiador.