quarta-feira

Putin escolhido pela revista "Time" como "Personalidade do Ano"

Pela estabilidade dada à Rússia
Putin escolhido pela revista “Time” como “Personalidade do Ano”
19.12.2007 - 13h12 Reuters
O Presidente russo, Vladimir Putin, foi escolhido pela revista “Time” como a “Personalidade do Ano” de 2007, por dar estabilidade e um novo estatuto ao seu país.
“O prémio é-lhe atribuído pelo extraordinário trabalho de liderança e por ter sido capaz de dar estabilidade ao país que estava um caos”, explicou Richard Stengel, editor da “Time”, em declarações no programa da NBC “Today Show”.
Na votação, o Presidente russo enfrentou diversos adversários, entre os quais o vice-presidente norte-americano Al Gore, galardoado este ano com o Nobel da Paz, e a escritora britânica J. K. Rowling, autora da saga "Harry Potter".
Obs: Com adversários/competidores destes - que não estão na política activa - talvez Putin fosse o preferido. Mas preferido porquê - se as liberdades civis e políticas na oposição são uma miragem, os jornalistas que investigam factos que comprometem o poder ou são envenenados ou abatidos a tiro que nem tordos à porta de casa. Bem sei que a Rússia ainda tem a nostálgia do Império, os seus métodos de ajuste de contas são verdadeiramente mafiosos: chantagem, extorsão, ameaça, sequestro e assassínio puro e duro. Só pelo facto de ainda pairar estas dúvidas no sistema político russo esta escolha não deveria ter lugar. Mas a Time, revista miserável, pode ter optado por uma linha comercial de expansão a Leste, nesse sentido fará sentido esta escolha, como quem exporta rolhas ou "carne branca". Ainda assim não será líquido que venda mais. Putin é uma sombra se Gorby, esse sim um verdadeiro democrata - que ensaiou a perestroika e a glasnost no antigo Império (e aconteceu-lhe o que sabemos...) e a imprensa internacional não teve tanto cuidado em fortalecê-lo como faz com este oligarca falso tímido disfarçado de democrata, mas em privado talvez não se diferencie de Castro ou de Mugabe que à beira da morte - matam e mandam matar todos aqueles que, por delito de opinião - se oponham ao regime.
Numa palavra a revista Time carece de psiquiatra, e se eu fosse assinante cessaria de imediato essa subscrição. Como não sou mas recebo o convite para o ser fica aqui a minha opinião sobre o oligarca, não muito distinta deste projecto de revista.
De caminho uma perguntinha à miserável Direcção da revista time: admitamos que um dos jornalistas abatidos no ex-Império era primo, tio, filho, afilhado ou meramente um correspondente da Revista Time, que posição tomaria relativamente a esta "brilhante" selecção!?
Doravante, a referida revista nem já para limpar o dito cujo serve. Haja bom senso.. Boicote-se a revista em todas as verdadeiras democracias pluralistas e civilizadas do Ocidente, onde o método do assassínio e da morte por envenenamento não sejam a regra.