Municípios apostam no empreendedorismo: uma experiência interessante
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No total, são 200 os professores e 4.000 os alunos que vão receber formação. A GesEntrepreneur-Empreendedorismo Sustentável apresenta, este ano lectivo, programas de formação em novos municípios, adianta a entidade formadora no domínio de empreededorismo em comunicado. Após acções bem sucedidas na Madeira e no Concelho de Cascais, a entidade actua agora também nos municípios de S. João da Madeira, Alvaiázere, Penela, Pedrógão Grande, Nazaré e Sertã. No total, são 200 professores e 4 mil alunos que vão receber formação em sistema de «learning by doing», característico de toda a formação realizada pela GesEntrepreneur. Programa é dividido em duas fases O programa de empreendedorismo nos estabelecimentos de ensino divide-se em 2 fases, sendo a primeira a formação dos professores e a segunda a formação dos alunos por parte destes. Estando a primeira fase concluída, decorre já no terreno a implementação prática do projecto, do qual uma das actividades mais visíveis é o «Empreendedor por um Dia» que se encontra já em preparação nalgumas escolas. Ao longo de todo o programa, os alunos terão a oportunidade de elaborar um «Plano de Negócios». À semelhança do que tem já sucedido nas versões anteriores, os «empreendedores» que vejam o seu Plano de Negócios distinguido, receberão como prémio uma visita de estudo ao meio empreendedor de Londres. Obs: Confesso que acho esta iniciativa de grande valor na formação da mentalidade dos jovens, pois não é na faculdade que esses valores do empreendedorismo se colocam, mas mais cedo. Ter um contacto mais sistemático com os conceitos, com as normas, com as realidades empresariais (turbulentas do nosso tempo) acelera inúmeros processos de aprendizagem e pode fazer despontar vocações que doutro modo ficariam ocultas ou retardadas na personalidade de muitos desses alunos que, agora, e em virtude deste curso, tomam contacto com essa nova realidade de aprendizagem. Por outro lado, considero esta iniciativa de grande valia na medida em que encosta os alunos às práticas dos trabalhadores do conhecimento, como diria Peter Drucker (knowledge worker) - considerado o pai da gestão que faleceu o ano passado. Doravante, cada empresário, ou candidato a tal, terá também de ser um investigador, um capturador de tendências que selváticamente reinam no mercado. Faço votos para que da experiência em empreendedorismo desta iniciativa nas escolas supracitadas resulte uma mentalidade aberta à diferença, à inovação e à criatividade. Traços que passarão a integrar a personalidade desses alunos que poderá ter consequências a médio e longo prazos na suas vidas, na sociedade e, bem entendido, na economia do País. Algo para se pensar também nas escolas da capital...
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