quinta-feira

Debate da nação: Sócrates na AR e a banda larga. Um portátil por 150 euros...

Hoje foi um dia cheio na AR, regressado da Rússia Socas veio cheio de vitalidade política, até parece que Putin lhe deu uma injecção de vitalidade info-tecnológica. Pelo que Socas anunciou uma medida que já não é novidade e que deriva da Agenda de Lisboa, de 1995, que prevê a instauração da sociedade do conhecimento, o que passa, naturalmente, pela generalização da utilização do computador pessoal pelos portugueses em geral. Assim, os portugueses pobresinhos poderão comprar um portátil por 150 euros e terão acesso a uma tarifa mais barata da BL - entre 5 e 15 euros do preço de mercado durante 3 anos. Tudo em nome da educação, da qualificação dos portugueses e pela valorização da sociedade do conhecimento.
Creio que aqui a novidade reside na possibilidade de aquisição de um portátil por 150 euros quando, em condições normais, um portátil custa cerca de 9/10 vezes mais... Se não for comprado na Feira da Ladra, obviamente. Mas esses só funcionam mesmo na feira...
Quem financia este programa de generalização da sociedade da informação/SI que consta da Agenda de Lisboa (?) - são os operadores privados de telecomunicações que contratualizaram com o governo essa linha de apoio fazendo, assim, evoluir os indicadores da SI - sublinhando que hoje o acesso à banda larga é tão crucial quanto o foram a electricidade e o telefone nos séculos. passados. É bonito ouvir isto, dá um toque de modernidade ao discurso político e põe em dialéctica as várias temporalidades - passado, presente, futuro. É bonito..
De seguida também apreciei a intervenção de MMendes: alinhada, incisiva, proventura uma das suas melhores prestações parlamentares. Criticou o facto de Socas não se ter referido ao ambiente de facilitismo ao nível da Educação, depois elencou 5 razões de crítica à política geral e disparou uma a uma: 1) o Estado não deve continuar a ser o caloteiro que é, ao não pagar a tempo aos seus fornecedores; 2) mudar a gestão das escolas, cada uma com um gestor profissional;3) mudar o sistema de governo das universidades - isto é essencial, até lá as universidades são a choldra de nepotismo em que alguns partidos também navegam; 4) valorizar o ensino técnico profissional; 5) e combater o peso fiscal que rouba competitividade à empresas e à economia.
Depois MMendes mandou-se à Ota e à DREN, ee steve melhor neste do que naquele - em cujo governo foi cúmplice e, então, nenhuma objecção colocou. O porblema de MMendes é estar sistemáticamente prisioneiro da comparação que Socas lhe faz, e isso diminui a sua credibilidade sériamente, apesar de o exercício também não ser muito sério, até proque Mendes - que se saiba, não foi ministro da Educação nem das Obras Públicas, que terá sempre responsabilidade porque foi solidário com o governo Barroso. Mendes é um zombie, preso ao passado, e Socas faz-lhe o favor de lhe o recordar sempre que Mendes abre a boca, nem que seja para arfar O2.

PPortas fez o trabalho de casa, e fez tantas questões que no final sintetizou tudo numa: quanto custa a Ota (?), e Socas respondeu-lhe da mesma forma que que fez com Mendes. Perguntem ao Durão Barroso - onde foram governo vários anos, com a agravante de Paulinho Portas ter sido ministro duas vezes e em dois governos: na desgraça de Barroso e na tragédia de SLopes, dois assessores de Sá Carneiro - que deverá estar a dar voltas no túmulo.. Portas tinha um livro para oferecer a Socas, sendo certo que a sua prestação foi positiva, ou seja, menos má do que a Ribeiro e Castro, mas foi uma pena Portas não ter elencado o oportunismo da sua catadupa de questões quando foi governo, e a decisão da Ota está tomada desde de 1999.. Portas também tem uma memória selectiva, e é pena.. Apesar de nada do que disse Socas confirmar a Ota com a opção mais racional, em nossa opinião não´o é, desde logo pela qualidade dos terrenos e pelos milhões necessários na sua normalização, custos que noutra localização nem sequer se coloca.

Alí vemos Mário Lino ao telefone, e é uma pena, pois esteve naquilo uns 10 minutos, o tempo daquela intervenção de Socas - que sempre o protegeu diante tanto disparate. Não teria sido mais educado ele ser mais breve e ter ouvido com atenção?! E o mais curioso é que os dois ministros que mais disparates dizem e desgaste político dão ao governo aqueles precisamente que aparecem irmanados na hierarquia do poder na AR. Não deixa de ser curioso esta situação, quem nem sequer é uma fotomontagem, antes fosse, assim o ridículo seria menor.

Anacleto Louçã também esteve à altura, e, curiosamente, foi o único que apoiou a media do PM em matéria de sociedade da informação. Preste-se louvor ao professor de Economia. Jerónimo transformou a greve num elefante quando, na verdade, ela não passou duma formiga.

CUIDADO COM ESTA MULHER, ELA REPRESENTA UMA AMEAÇA À DEMOCRACIA E AO ESTADO DE DIREITO

Por último, lamento que Socas não se tenha demarcado do ambiente de bufaria salazarenga que a directora da DREN iniciou na Administração Pública ao ter suspendido um funcionário com base numa delação, pois grave, gravíssimo não é o que se irá avaliar do inquérito (forçosamente manipulado) mas o facto de se ter dado início ao inquérito, que jamsi deveria existir. Isso não é próprio duma democracia pluralista num estado de direito, tanto mais num contexto de conversa privada. Socas perdeu aqui uma oportunidade para se demarcar de um ambiente pidesco que, infelizmente, ainda grassa na alta administração que, afinal, de alta - só tem a baixeza da "avantesma" que protagonizou o episódio pidesco assessorada pelo "chibo" inqualificável que a coadjuvou na traição torpe ao visado.

Portanto, 15 val. para Sócrates na apresentação da sua medida no âmbito da SI e 9 val. pela cumplicidade torpe que manteve ao segurar aquele calhau com olhos que envergonha a democracia lusitana, já com amis de 30 anos. O que dá uma média de 12 val. O que é manifestamente fraco e fica aquém das potencialidades do PM de Portugal - que regressou ontem o antigo império dos czares e teve a honra de apertar a mão a um democrata disfarçado de ditador, pois parece que para aquelas bandas quem critica o governo - não é suspenso, é, puramente, envenenado com Plutónio 238...

Apesar de tudo, confesso, prefiro viver em Portugal...
  • PS: De tudo resulta uma outra coisa - só para se ver a importância crescente dos blogues em Portugal. Ouvi o debate e constatei uma coisa simples: cerca de 50 a 80% da articulação argumentativa e da chamada dialéctica parlamentar - foi já teorizada, enquadrada e glozada pelo Jumento (e outros), só para citar o blog nacional mais completo e representativo nestas matéria de abrangência socio-político. Aliás, e por curioso que pareça, sempre que vejo o deputado Marques Mendes (e outros, talvez com excepção do deputado Jerónimo) a desenvolver algum raciocínio um pouco mais estruturado até parece que estou a ler o Jumento.
    Por isso, mesmo que tivesse algumas dúvidas em saber se a classe política mergulha nesse espaço de reflexão interessante e estimulante - elas hoje acabaram por se diluir - por entre as brumas da Ota, da DREN e da boa nova de que para certas pessoas um Portátil passará a custar 150 euros...
    Socas está reeleito em 2009.