segunda-feira

Marques Mendes é o coágulo da globalização. A 2ª maioria absoluta numa reedição cavaquista

POLÍTICA PURA & APLICADA

Confesso aqui que sempre tive estima política por MMendes, achava-o um moderado, um político responsável, oportuno e com sentido de Estado, apesar de nunca o ver como estadista. Tudo qualidades que foi perdendo gradualmente. Porque será? As companhias...

Na 4ªfeira à noite ainda nem Socas tinha acabado de sair do estúdio da RTP já MMendes estava montado no microfone de balsemão para anunciar urbi et orbi que o PM era um tipo sem carácter. Pelo discurso de enfiada que Mendes tinha decorado a cuspo na véspera ainda pensei que Mendes fosse por aí fora e apelidasse Socas de "bandalho e de um filho da **** a quem daria um par de estalos" (as aspas são minhas) se o visse numa artéria de Lisboa. Mesmo supondo que não chegaria à cara de Sócas, pensei que os espirros de Mendes baixassem a esse nível, pois se não lhe desse o tal par de estalos, cuspia-lhe na cara. Eis o tom de Mendes no tal comunicado ao "mundinho" da Lapa através do tal canal de balsemão, sócio nº 1 do PsD - e a quem ninguém convidaria nem para uma missa se não tivesse os media e o dinheiro que tem.

Money talks.. Ou como diria um amigo: there are money, are fodey, no money no fodey!!! Edificante isto!!! Os leitores que me perdoem... Mas vem na linha do registo da prosápia mendista, porventura aconselhada pelo seu amigo e colega de partido antonho Preto, o homem da mala, ou das malas...

Ante isto, é óbvio que MMendes perdeu a escassa quota de credibilidade nos seios do seu próprio partido, que já pouco ou nenhum leite dá. E o que dava o antónio Preto - e a sua madrinha, manela Ferreira Leite - já o tiraram todo, de modo que o partido entrou em secura profunda e estrutural.

From now on, como um amigo há dias referia, Mendes passou a legitimar todo o tipo de campanha negativa em Portugal, mesmo contra si próprio, o que é uma grande chatice. Porque agora ele tem - com mais força e vigor - os chatos do LFMeneses (a soprar de Norte) e o SLopes (a Sul, andando por aí sempre a chatear). Este desgaste do efeito da Uni na vida de Sócas encontra o seu equivalente funcional na vida politico-partidária de MMendes que passará a ter também a sua Uni - só que com outro nome: chama-se Luís Filipe Meneses+SLopes.

MMendes ao ser tão oportunista e pérfido naquela conferência de imprensa, como quem procura atropelar um coxo numa passadeira e depois fugir a alta velocidade às 3 da madrugada, entrou em acelerado processo de auto-implosão. Ninguém o acreditará doravante. Sempre que Mendes falar o povo português irá logo pensar que ele pretende publicar revistas pornográficas e filmes cómicos num asilo para cegos ou distribuir produtos de beleza numa leprozaria, publicitando-os com uma foto da Penélope Cruz. Jamais alguém acreditará nele.

Mas hà males que vêm por bem. Pois creio que em 30 processos de globalização pelo menos 1/3 têm efeitos positivos na sociedade, na economia e no Estado. Mendes será a parte residual-integrante desse terço remanescente. Vejamos: com aquela tirada de Mendes o seu processo de auto-destruição e consequente afastamento da presidência do PsD ficou antecipado. Com ele fora, mais rápidamente se consuma um desastre ainda maior: entra LFMeneses (ainda é pior); entra SLopes (é pior do que o pior); Ferreira Leite (só sabe de défice, e mal); António Borges quer é cuidar da sua coudelaria e dos seus vinhos em Alter-do-Chão, no Alentejo, e faz bem. Quem mais se perfila neste PsD moribundo??? O antonho Preto!!! Não se sabe.

Este imbróglio causou transtorno e precipitação (por omissão) ao PM, mas Mendes revelou-se o coágulo da globalização que irá estourar a qualquer momento pintando as paredes de sangue na sede do Psd na S. Caetano à Lapa. Nem Marcelo o safa a dar-lhe 11 na sua crónica domingueira, outro enxovalho..

Isto, meus amigos, tem um profundo significado político: caso Socas racionalize bem o complexo caso da Ota, o PM, por paradoxal que pareça, abriu a sua caminhada para uma 2ª maioria absoluta a partir de 2009.

PS: MMendes não é má pessoa, o seu problema sempre foram as companhias. Em 2005 alguém lhe disse isso mesmo... E um homem mal acompanhado ainda é pior do que uma gata com o cio, e em política tudo é mais dangereuse, porque as gravidezes são sempre múltiplas e os problemas vários e incontroláveis!!!