quinta-feira

"Voando sobre um ninho de cucos"...

Santana Lopes, ex-líder do PSD
Pedro Santana Lopes, ex-líder do PSD, afirmou esta quinta-feira que no PSD existem diferenças insanáveis dentro do partido e que é chegado o momento de “extrair consequências” dos dois anos de oposição social-democrata ao Governo.(..., in CM)
Obs: Santana Lopes já não anda por aí, agora vegeta. E enquanto ele não perceber que uma eventual performance (sua) à frente do PSD ainda seria pior do que a de MMendes ele continuará a fazer sempe o papel do maluquinho da aldeia para divertir turistas. Ainda pensei que Lopes tinha alguma noção da política, da sua nobreza e do peso relativo das coisas nesta vida. Mas não tem... E mais fácilmente veria SLopes a actuar numa banda ao vivo como vocalista ou mesmo baterista de lenço na cabeça, à Silvio Berlusconi, alí nas Docas do que como deputado, líder do psd já para não falar como consultor da Edp, por força da cunha que o seu amigo Pedro Mexia lhe meteu. A família é grande, e os 2.000 cts mês dão imenso jeito.
Por todas estas razões SLopes é hoje um contravalor da política em Portgal, um anacronismo, um quisto e ele apenas fala com os media porque estes também não são melhores e vivem de pequenas intrigas para ganharem a vida. Além de que quanto mais Lopes aparece - como elefante branco em loja de porcelanas a dizer banalidades, mais sériamente constatamos a incapacidade do sistema político (e do subsistema partidário) em gerar elites e quadros que possam repôr os canastrões falhados da política à portuguesa.
Pena é hoje o único sentimento que tenho sempre que vejo SLopes dizer o que quer que seja. Mesmo que seja para contemporizar com o Bernardino Soares do pcp... Só espero que ele não funde nenhum partido, senão é que teremos mesmo de o internar.