quarta-feira

O meu umbigo é maior do que o teu - via blogosfera. O serviço púbico da tsf...

Hoje ainda pensei ligar para a tsf e participar nessa vaca sagrada que é a antena do povo: o fórum da tsf dirigido pelo sr. Manel Acácio, que fez hoje um enquadramento miserável na apresentação do tema. Miserável não por ter omitido o meu próprio umbigo, o Macroscópio, mas por ter-se atido aos abruptos, aos causas nossas e a outros blogs relativamente enfeudados a certas personalidades da nossa vida pública mas em relação aos quais não se deveria reconhecer ou conceder um estatuto especial, como o sr. Acácio da tsf acabou por fazer: promovendo uns, omitindo outros, como é seu timbre. Enfim, o jornalismo do piorzinho espelhando, de resto, um analfabetismo digital que se não foi espontâneo ainda é mais grave. É óbvio que também não seria justo eu debitar aqui aquilo que o sr. Acácio deveria soletrar ou repetir duas, três, quatro vezes.... Num afã promocional e marketeiro verdadeiramente sabujo.
Mas os factos são os factos, e omiti-los daquela forma foi vergonhoso para a tsf. Ainda bem que não liguei senão teria de mencionar também o meu própio umbigo e depois perderia a toda a legitimidade para escrever aqui o que escrevo e acho ser da mais elementar justiça. Injusto achei a intervenção de certas pessoas, alguns bloggers, que conhecendo já muita coisa do que se faz por aí não tiveram a coragem ou solidariedade de referenciar alguns desses blogues. E um desses blogues, conhecido no Portugal inteiro, que serve até de pasto para intelectuais e políticos, é, objectivamente, o Jumento. De resto, é dos únicos blogues com quem consigo aprender algo todos os dias um bocadinho, ainda que nem sempre concorde. Mas é óbvio que isto custa a admitir, especialmente quanto mais longe estivermos da sua performance global diária, desde o design à qualidade da informação, imagens e campo de análise. De facto, tudo alí é verdadeiramente excepcional, e é isso que irrita as pessoas.
Fui, aliás, dos primeiros a ver alí serviço público diário, e como tenho pouco jeito para ser hipócrita, cínico ou mau carácter sempre que ali vou "comer feno" deixo o meu obrigado como sinal desse reconhecimento. No fundo, é como se tivesse de pagar 1euro por estar alí a mamar notícias à borla, mas como é gratuito - sinto-me no dever de agradecer.
Mas isso sou eu que sou um tipo educado e bem formado, ou assim me considero, ao invés da generalidade das pessoas que espreitam, tocam e fogem - e depois reproduzem em versão rasca lá nas suas tascas algumas pontas soltas que importaram do voyeurismo que fizeram segundos antes. Também aqui, na blogosfera, vivemos um mundo canalha, ladrão, esbulhento, egoísta, interesseiro, sacana. Um mundo verdadeiramente filho da p***. E é pena, pois aqueles que poderiam colaborar e tecer redes não o fazem porque são genéticamente egoístas como, de resto, sempre foram. Isso, confesso, entristece-me.
Qualquer um de nós, bloggers, poderá proclamar que o meu vídeo, o meu texto, a minha imagem, em suma, o meu umbigo é melhor do que o do meu vizinho e, desse modo, construir a sua reputação (com sitemeter escondido ou à mostra, depende da coragem e do orgulho do artista) com base nessas mentiras, duplicando, triplicando, multiplicando links, repetindo-os ad nauseaun, etc, etc, etc.
Creio que se fosse possível cada um de nós teria uma estação de TV só para ecoar o seu peidinho, amplificar o seu arroto, mostrar o seu palito, reflectir o respectivo céu da boca ao luar, enfim, revelar o seu "tal canal" à turba esfomeada por cegada e demais tele-lixo. Mas, feliz ou infelizmente, nem todos podem ter uma dessas patentes ou uma estrutura de comunicação dessa envergadura, logo não estão habilitados a divulgar os seus peidinhos, arrotos, palitos com a amplitude que desejariam. Quem não os conheça que os compre... Infelizmente, hoje proclama-se uma coisa mas no íntimo dessas pessoas pensa-se outra diametralmente oposta. Não existe autenticidade, diz-se uma coisa mas o pensamento não está lá.
Hoje, ao ouvir a treta em que o fórum da tsf se tem vindo a transformar aprendi mais uma coisa: a blogosfera é o domínio da esfera pública em que os limites democráticos são fluídos, o controlo inexistente, a anarquia é a regra, o egoísmo o sinal maior, os bajuladores dos jornalistas de serviço encarregam-se de promover uns e cirúrgicamente omitir outros - de muito maior valor - tudo num ambiente de discricionaridade abjeto que chega a enjoar.
Hoje percebi que os novos burocratas da blogosfera, desde logo o jornalista da tsf, o sr. manel Acácio, afirmou-se como um verdadeiro António Ferro desta nossa democraciazinha de pé-descalço, cabendo a certos feitores da mediacracia radiofónica a promoção de uns blogues (e, claro, lá teria de vir o nome dessa agência funerária que é o Abrupto de JPP) - dando a entender à populaça que são esses os verdadeiros espaços que zelam pelo chamado interesse público.
Pois eu digo: se essa gente lesse o Jumento, que é em meu entender o melhor espaço nacional, corariam de vergonha.
  • PS: dedico este post a todos os hipócritas que frequentam os blogues regularmente e nunca os citam. Alguns pediram aos amigos tecno-engenheiros para lhes tirar os IPs para assim passarem incógnitos na auto-estrada da informação, mas também é para essa gente escondida com o rabo de fora, que vive na penumbra, que este post é dirigido. Eles, no fundo, sabem quem são e eu também não os desconheço.