domingo

Hillary vs Obama Barack

"Hillary Rodham Clinton deu o primeiro e decisivo passo para a caminhada, que pode ser de regresso, à Casa Branca. A senadora eleita por Nova Iorque anunciou, ontem, a criação de um comité exploratório para a candidatura às eleições presidenciais de 2008."Sou concorrente. E para ganhar", ouve-se Hillary Clinton dizer no vídeo de apresentação no sítio na Internet.
O anúncio, quatro dias depois de Barack Obama ter avançado também a criação de um comité exploratório, acaba com meses de especulação e lança a ex-primeira dama para a linha da frente entre os favoritos à nomeação Democrata.
A primeira ex-primeira dama a ser eleita para um cargo público, o de e senadora, em 2000, pode vir a ser, também, a primeira mulher presidente dos EUA. Antes de poder enfrentar a concorrência do Partido Republicano, terá de vingar na concorrência entre as novidades democratas uma mulher e um negro na corrida à casa Casa Branca.
A luta entre Obama e Clinton não se fica pelos 75 milhões de dólares que têm de angariar, só este ano. Estende-se, ainda, ao plano dos apoios e sensibilidades políticas ambos apelam ao público feminino e aos afro-americanos. Hillary Clinton, de 59 anos, tem um passado de militância a favor do direito das mulheres e dos emigrantes, do acesso à saúde, e no apoio às crianças desfavorecidas. Enquanto senadora com assento na Comissão de Serviços Armados, desenvolveu competências ao nível militar e da segurança nacional."Esta será uma eleição com grandes questões. Como conseguir um fim honroso para a guerra no Iraque?
Como assegurar que todos os americanos tenham acesso a cuidados de saúde adequados?". A menção, ainda, à dependência energética e ao défice da segurança social não a livram de um espinho no pé a guerra no Iraque, que apoiou em 2002, contrariamente a Obama, que disso faz gala num sitío criado esta semana (http://obama wasright.com/)." [...]

*********************************************

Obs: aceitam-se apostas acerca de quem - no campo Democrático - vence as primárias e enfrenta os sectários dos neo-cons...
Embora haja já quem se interrogue - os mais freudianos, naturalmente, se com esta corrida eleitoral HIllary Clinton não pretenda apenas expiar o pecado original chamado Monica Lewinski. Uma mulher na Casa Branca - perguntam outros!!! - só na posição de Mónica.. (credo!!). Seja como fôr, ainda a procissão vai no adro..