segunda-feira

Duas frases do nosso tempo

Confesso que gostei de ver ontem Carlos Sousa - tentando fazer bons tempos no Lisboa-Dakar - reportando directamente do seu carro - enquanto conduzia dizia que os buracos são maiores do que as rodas, e as pedras maiores que o carro.
E também apreciei alguém dizer que Cavaco tem os bolsos cheios de cartões de empresários indianos...
Ante isto, julgo mesmo que estamos diante uma Nova Era: a da ligação a África e a aproximação à Ásia. Por momentos, até pensei que quer cavaco quer Carlos Sousa eram actores da gesta dos Descobrimentos que zarparam alí de Belém navegando à bolina para ver no que dava, como diria Agostinho da Silva. Com jeito ainda vemos em Cavaco um novo Pedro Álvares Cabral e em Carlos Sousa, se não se estampar, um missionário da poeira que além de afastar a cáfila de camelos pode cruzar linhas de interesse mutúo entre Portugal e África.
Só já falta descobrir o caminho terrestre para o Brasil, porque de avião ou de barco já não tem interesse nenhum. Meus senhores, isto é um sinal de que teremos de reinventar a Globalização, esse decisor oculto que nunca se vê, mas está sempre lá, como os tipos da Opus...