segunda-feira

Sacanices, amadorices e outras "plagices"

Image Hosted by ImageShack.us

O JUMENTO NO SITE DO SINDICATO DOS QUADROS TÉCNICOS DO ESTADO

Graças a um amigo fiquei a saber que um post d'O Jumento foi colocado no Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado [Link][PDF], mas assinado por um tal MHD que não tenho o prazer de conhecer, nem nunca o vi aqui pelo Palheiro. Trata-se de um post d'O Jumento [Link] com o título "Que futuro para a Função Pública":

É evidente que não incomoda o facto do texto ter sido reproduzido, ou mesmo que com outro nome, o importante é que as opiniões circulem, sejam discutidas e ganhem adeptos ou adversários. Também estamos certos de que o Sindicato não recebeu qualquer indicação quanto ao seu autor, pelo que não lhe fazemos qualquer reparo ou crítica. É uma situação que apenas preocupa na medida em que em Portugal se está a tornar um hábito assinar por baixo aquilo que não escrevemos.

********************************************

Obs: são estes pequenos actos de "prostituição" dos direitos autorais que vão ganhando dimensão. Lamentável é que alguns tenham mesmo de chegar à barra dos tribunais para serem dirimidos. Tudo porque alguns sujeitos não gostam, não querem ou não sabem citar os materiais que plagiam. No fundo, quem esbulha pensa que está a comprar, mas compra sem pagar; o lesado - como é polido e não está para se chatear - "assobia ao cuchicho" e pergunta ao tal sindicato (ainda que veladamente) se sabe da marosca, e se, sabendo, permitiu afixação indevida por parte do "artista" que incorreu em violação de direitos autorais. São pequenos indicadores desta estirpe que revelam grandes vícios. E alguns até dão responsabilidade civil... Às vezes alguns plagiadores mais amadores lixam-se.. E com isto também extraímos um "belo" retrato dos sindicatos que temos...