quarta-feira

Reflexão do dia: entre Sócrates e Buda - Buda - "ama-te a ti mesmo"

Questão breve e complexa: Sócrates ou Buda, quem dominará o guia da conduta (espiritual) do Homem em vista aao seu melhor desenvolvimento nesta vida terrena???
Aquele disse: Conhece-te a ti mesmo; Buda defendeu: Ama-te a ti mesmo. Ora, estando ambos certos, creio que Buda teve mais razão do que Sócrates por uma razão simples: é que é o amor (visto aqui como elemento de meditação-acção verdadeiramente transformador) que prepara o terreno para o conhecimento, o amor é o motor dinamizador da possibilidade de auto-conhecimento, ou seja, é o caminho para se conhecer.
Nesta medida, creio que a inscrição no templo de Delfos que diz Conhece-te a ti mesmo - pela pena de Sócrates - deveria, mais apropriadamente, seu revogado pela máxima de Buda - Ama-te a ti mesmo.
Isto pode ainda significar duas coisas: a) que o tempo de Buda chegou ao Ocidente - e agora terá de ser absorvido pela sociedade e pela economia; b) observando a máxima do Ama-te a ti mesmo (um egoísmo que pode conduzir ao solidarismo e ao altruismo), porquanto é o fundamento do Conhece-te a ti.
Um dia desenvolveremos este ponto que nos parece da maior importância para a humanização do capitalismo e da sua utilidade ao serviço do Homem.

******************************************************

Até que Buda chegue ao Ocidente devemos ter cuidado com o lixo e vírus que nos chegam pela net. Cuidado...

Spam - Monty Python