domingo

Tendências/Blogosfera e blogues corporativos

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A escolha das imagens é do Macroscópio, seguem também algumas reflexões do Macro para abrir o apetite aos tecnológos de de serviço de Sillicon-Valey de Oeiras-city que engrandecem o país via expresso da meia noite:

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As sociedades de menor dimensão são as mais empenhadas nos blogues corporativos [in Expresso] Os blogues são cada vez mais vistos como um importante canal de comunicação no mundo empresarial: 89% das empresas inquiridas num estudo denominado Corporate Blog Learnings: The Discovery Age’, afirmam que os blogues vão ter uma importância crescente na sua actividade. Mas ao contrário dos blogues pessoais, que já atingiram um elevado grau de maturidade, os denominados corporativos ainda estão numa fase inicial e a sua adopção reduz-se a um grupo de empresas pioneiras.

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Com efeito, 63% das empresas que já criaram um blogue afirmam tê-lo feito devido à pressão de participar neste meio, mais do que para fazer face a uma necessidade específica. “Em vez de fazer «benchmark» para adquirir as melhores práticas de execução, a maioria das empresas dão o salto para a blogosfera sem alinhar os objectivos de negócio”, refere o estudo da autoria da Cymfony, uma empresa de «marketing» analítico e da Porter Novelli, uma agência de relações públicas.
O objectivo dos blogues empresariais é a criação de interactividade: “É mais um canal de comunicação com benefícios únicos, mas também com alguns riscos”, afirma Peter Hirsh, director da Porter Novelli. Na mira estão os clientes e potenciais clientes, os «media» e os empregados. O inquérito, realizado a 73 empresas de vários países (entre menos de vinte trabalhadores e mais de 100), refere que dois quintos dos que já aderiram à blogosfera, dispõem de mais de um blogue empresarial (39% têm dois ou mais), algo que se justifica com a necessidade de segmentar a comunicação de diferentes marcas e produtos ou de tópicos empresariais distintos, como relações financeiras ou responsabilidade social.
Quem ‘bloga’
Os responsáveis máximos das empresas são quem mais se empenha na escrita de «posts» para os blogues empresariais. 63% dos directores gerais nas empresas participam no blogue, seguido dos executivos (49%), «marketing» (47%), gestores de produto e relações públicas (ambos com 29% de participação). Mas o empenho do CEO e responsáveis de «marketing» nos blogues é mais elevado nas empresas de menor dimensão (menos de 20 empregados) do que nas maiores.[...]
76% das empresas afirmaram que, como consequência da atenção gerada pelas iniciativas de blogue, houve um aumento no tráfego dos seus sítios institucionais, nomeadamente da parte dos «media» e de novos públicos. 75% acreditam que estes efeitos superaram as expectativas iniciais o que significa “que as empresas começam a ver as vantagens de uma comunicação mais transparente”, lê-se no estudo.
Manuel Posser de Andrade

O QUE DIZ O ESTUDO A maioria das empresas inquiridas (63%) afirmam que desenvolveram blogues corporativos por sentirem a necessidade de participar neste meio, mais do que satisfazer uma necessidade específica. 76% das empresas verificaram um aumento da atenção dos «media» e de novos públicos na empresa, registando um aumento de tráfego no seu sítio institucional. 75% afirmam que cumpriram as expectativas iniciais ao desenvolver iniciativas de blogues e 42% afirmam que os «posts» tiveram um efeito muito positivo para a empresa ou para a sua marca. 71% dos inquiridos ainda não estão satisfeitos com o nível de interacção dos seus blogues.

Três perguntas a David Brain

Presidente da Edelman Europa (representado em Portugal pelo grupo GCI) P: Qual a importância dos blogues corporativos? R: Esta área está a mudar muito rapidamente. As empresas chegaram à conclusão que existem pessoas a falar sobre elas em comunidades «on-line» e querem participar nesse diálogo, pois se não participarem, não é por isso que deixam de ser tópico de debate.

P: Mas quais as vantagens de uma empresa ter um blogue? R: Um exemplo clássico é o da Dell: um bloguer chamado Jeff Jarvis escreveu no seu blogue uma crítica negativa sobre um portátil desta empresa e isso gerou um debate enorme com pessoas que tiveram o mesmo problema, criando uma “onda de ódio”. Até surgiu um blogue independente chamado «I hate Dell». Ao início a empresa não fez nada e só mais tarde decidiu criar o seu próprio blogue para inverter esta situação e melhorar a comunicação com os clientes.

P: Quantos blogues existem? R: Estima-se que o total oscile entre 55 milhões e os 70 milhões.