Tendências/Blogosfera e blogues corporativos
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As sociedades de menor dimensão são as mais empenhadas nos blogues corporativos
[in Expresso] Os blogues são cada vez mais vistos como um importante canal de comunicação no mundo empresarial: 89% das empresas inquiridas num estudo denominado ‘Corporate Blog Learnings: The Discovery Age’, afirmam que os blogues vão ter uma importância crescente na sua actividade. Mas ao contrário dos blogues pessoais, que já atingiram um elevado grau de maturidade, os denominados corporativos ainda estão numa fase inicial e a sua adopção reduz-se a um grupo de empresas pioneiras.O QUE DIZ O ESTUDO A maioria das empresas inquiridas (63%) afirmam que desenvolveram blogues corporativos por sentirem a necessidade de participar neste meio, mais do que satisfazer uma necessidade específica. 76% das empresas verificaram um aumento da atenção dos «media» e de novos públicos na empresa, registando um aumento de tráfego no seu sítio institucional. 75% afirmam que cumpriram as expectativas iniciais ao desenvolver iniciativas de blogues e 42% afirmam que os «posts» tiveram um efeito muito positivo para a empresa ou para a sua marca. 71% dos inquiridos ainda não estão satisfeitos com o nível de interacção dos seus blogues.
Três perguntas a David Brain
Presidente da Edelman Europa (representado em Portugal pelo grupo GCI) P: Qual a importância dos blogues corporativos? R: Esta área está a mudar muito rapidamente. As empresas chegaram à conclusão que existem pessoas a falar sobre elas em comunidades «on-line» e querem participar nesse diálogo, pois se não participarem, não é por isso que deixam de ser tópico de debate.
P: Mas quais as vantagens de uma empresa ter um blogue? R: Um exemplo clássico é o da Dell: um bloguer chamado Jeff Jarvis escreveu no seu blogue uma crítica negativa sobre um portátil desta empresa e isso gerou um debate enorme com pessoas que tiveram o mesmo problema, criando uma “onda de ódio”. Até surgiu um blogue independente chamado «I hate Dell». Ao início a empresa não fez nada e só mais tarde decidiu criar o seu próprio blogue para inverter esta situação e melhorar a comunicação com os clientes.
P: Quantos blogues existem? R: Estima-se que o total oscile entre 55 milhões e os 70 milhões.
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