terça-feira

Porque razão Maquiavel foi considerado um "sacana"?!

Consabidamente Maquiavel é um nome fundador da Ciência Política, de par com Aristóteles e Platão antes dele, e alguns filósofos da política depois dele, como Thomas Hobbes, John Locke e outros. O seu tema foi o Poder: como consegui-lo e como mantê-lo e, se possível, reforçá-lo. E por poder ele entendia a sujeição das pessoas à vontade do seu governante. So far, so good... Contudo, o velho Nicolau concordava com o velho ditado romano:
Podem odiar desde que temam
.
Séneca acusara esse provérbio de ser uma ideia vil, detestável, horrível. Sendo que a tradição inglesa alinhava com Séneca; Maquiavel seguia o seu próprio caminho. E dizia:
É muito melhor ser temido do que amado.

E justificava. O elo do amor é algo que os homens, como criaturas miseráveis que são, quebram quando é para seu proveito; mas o medo é reforçado por um pavor da punição que é sempre eficaz.

Isto explica porque razão os ingleses dos sécs. XVI e XVII odiavam o nome de Maquiavel. Por um motivo, detestavam tudo o que cheirasse a tirania. Isto apesar de Maquiavel nem sequer encarar a monarquia absoluta como a melhor forma de governo, mas na prática era o que sucedia. Na altura, recorde-se, a situação histórica era a de uma Itália esfrangalhada, despedaçada pela guerra mortífera dominada por feudos em rebelião entre si antes da unificação italiana. Daí a necessidade de um ditador forte que unificasse e dominasse aquele espartilho.

E por causa deste contexto histórico, que se mitigava com as próprias ideias políticas, Maquiavel passou à história como alguém que promovia e incentivava essa ditadura, ou melhor, foi cunhado como alguém que perfilhava a tirania e o domínio absoluto do Príncipe. Desse modo, Maquiavel aparecia aos seus contemporâneos como o apologista da tirania, o mestre dos métodos discretos mas implacáveis para escravizar um povo livre. Os homens devem ser bem tratados ou completamente esmagados, escreveu ele, uma vez que podem vingar-se de pequenos males, mas não dos grandes.

É claro que com a passagem do tempo os ensinamentos de Maquiavel foram sendo adaptados e extraídos à medida do interesse de cada um, em função da conveniência dos interesses próprios, o que fez dele um "sacana" ainda maior na história política universal. Mas será que Maquiavel foi assim tão sacana??? Cremos que não, aliás, Maquiavel foi também um grande psicólogo do poder porque explicitou as verdadeiras motivações e misérias da condição humana, que seriam exactamente como são se Maquiavel não tivesse escrito O Príncipe ou mesmo Os Dircorsi...

Apesar de algumas máximas e preceitos cruéis Maquiavel deve ter sido dos homens mais sinceros, claros e transparentes do seu tempo. E foi, acima de tudo,verdadeiro consigo próprio, mesmo podendo ser falso com outros homens. Estou certo que daria hoje um bom governante em Portugal. E até poderia ajudar muito o líder da oposição que hoje se vê rodeado de velhas estrelas (lopes, preto, meneses, etc) que dão mais mau ambiente ao terraço do que enfeitam a sala da política em Portugal.

Por isso, quando se fala neste Senhor urge pormo-nos em sentido, pois nunca se sabe quando é que um "sacana" destes aparece em Portugal. Nem que fosse para fazer um melhor OGE para 2007.