segunda-feira

Lula ganhou e o problema do nome: Alk... (kê???)

Lula da Silva oficialmente reeleito Presidente do Brasil 29.10.2006 - 23h33 Reuters, PUBLICO.PT
O Tribunal Superior Eleitoral anunciou oficialmente a reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva como Presidente do Brasil, após o escrutínio de mais de 90 por cento dos votos.
Com mais de 97 por cento dos votos contados, o candidato do Partido dos Trabalhadores soma 60,8 por cento das preferências (56.956.676 votos), ligeiramente abaixo do previsto pelas projecções divulgadas após o fecho das urnas no estado do Acre, o mais ocidental do país.
Geraldo Alckmin, candidato do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e antigo governador do estado de São Paulo, não foi além dos 39, 2 por cento dos votos (36.743.880), um resultado aquém do conseguido na primeira volta, no dia 1 deste mês.
Aos 61 anos, o antigo metalúrgico e fundador do Partido dos Trabalhadores garantiu mais quatro anos no Palácio do Planalto, apesar de um primeiro mandato abalado por casos de corrupção que visaram seus colaboradores directos. Lula sempre negou qualquer envolvimento directo nos escândalos, acusando a elite política do país de fabricar casos para tentar parar as reformas sociais, mas não hesitou em afastar alguns dos seus mais antigos aliados.
[...] "Vamos costurar todas as alianças necessárias para que a gente possa ter tranquilidade e aprovar todos os grandes projectos que eu acho que o Brasil precisa", afirmou.
Notas Macroscópicas

Image Hosted by ImageShack.us

As eleições brasileiras passaram-me um pouco ao lado, mas gostei de ver um debate, com as suas regras rígidas e a forma como Lula e Alkmin se trataram. O Brasil é um continente, existe muito contraste, muita confusão, muito estado federado, muita reivindicação, muito açucar amargo. Muita cor, muito palavreado, muita promessa, muita corrupção. Tudo como em Portugal, mas em larga escala, com mais graça e com as vogais abertas. Com Lula admito que o pobre não fiquei mais pobre, nem mais iletrado. São mais 4 anos comendo pãozinho com manteiga e bebendo leitinho de vaca gorda à sombra do B-A-Bá. Dantes só bebiam água e comiam pão seco e não tinham o alfabeto ordenado. Será um tremendo progresso, sobretudo em sais minerais, vitamina e hidratos de carbono.

Só não compreendo é por que razão este bondoso povo brasileiro, que acede ao Macroscópio em número apreciável, e para quem nós mandamos daqui um abração transatlântico, voltou a dar a maioria ao Lula, que se furtou ao debate na 1ª volta e viu a sua gestão manchada de "n" casos de corrupção.
Com isto não quero dizer que Geraldo Alkmin, cujo nome só hoje percebi direito, fosse melhor opção. Com isso pretendo significar que agora seria a vez doutros roubarem. Então, o Brasil não é uma democracia? Pois se é merecia rodar...
Para o Brasil desejo muita esperança e muitos milagres, embora saibamos que Deus (já) não é brasileiro. Talvez volte a ser quando reganhar a Copa...Até lá o futuro pode estar mesmo nas mãos de Lula...