C & T - 64%

Segundo o jornal, que cita o relatório de avaliação preparado por uma comissão da universidade norte-americana, as áreas científicas que poderão ser objecto do acordo são design de engenharia e fabricação avançada, sistemas de transportes, sistemas de energia, sistemas de bio-engenharia e gestão.
Na lista das instituições portuguesas envolvidas na colaboração com o MIT estão a Universidade Técnica de Lisboa, a Universidade do Minho, a Universidade do Porto, a Universidade de Coimbra, a Universidade de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa e a Universidade Católica Portuguesa.
De acordo com o diário, a colaboração entre o MIT e Portugal será feita através de um contrato a celebrar entre a universidade americana e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). O relatório recomenda «a criação de uma nova agência ou organização que supervisione as colaborações com as universidades». O «Público» avança ainda que é sugerido o nome de Paulo Manuel Cadete Ferrão, actualmente director do Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, como futuro director do programa. A assinatura do acordo está prevista para 11 de Outubro, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa".
- PS: o sublinhado é nosso, mas as verbas envolvidas não. Parece que é agora que o famigerado Plano Tecnológico irá dar um ar da sua graça. Parece...
<< Home