sábado

32% dos portugueses terá 65 anos ou mais em 2050

"UE: 32% dos portugueses terá 65 anos ou mais em 2050. Um total de 32% dos portugueses terá 65 anos ou mais em 2050, segundo previsões publicadas esta sexta-feira pela Comissão Europeia. Os números são dados a conhecer na véspera do Dia Internacional do Idoso, que se assinala a 1 de Outubro. Segundo um estudo de Bruxelas, 17% da população dos Vinte e Cinco Estados-membros da UE tinha 65 anos ou mais em 2005, um acréscimo de 15% em relação a 1995.
Os Estados-membros com a população mais envelhecida em 2005 eram a Alemanha e Itália (ambos com 19%) e a Grécia (18%). A Irlanda (11%), Chipre e Eslováquia (ambos com 12%) estão no fundo da lista.
As previsões para 2050 indicam que a UE-25 terá 135 milhões de cidadãos com 65 anos ou mais – em 2005 eram 75 milhões -, numa lista encabeçada pela Espanha (36%), seguida da Itália (35%). Portugal terá 32% da sua população nesta faixa etária daqui a 44 anos".
  • Notas Soltas do Macroscópio: O problema é que esta revolução da longevidade começou há muito e de forma silenciosa, sem que nos tivéssemos apercebido. Sendo certo que o problema não é viver mais e melhor, mas determinar como as novas gerações chegam lá e, nesse trajecto, convivem com as gerações mais idosas. Não é só a nossa vida que se prolonga, é também a nossa vitalidade. Inúmeros idosos que conheço dizem que têm aos 65 uma intensa actividade sexual. Claro que o Viagra também tem dado uma ajudinha, e muitos desses morrem do coração, mas felizes. Mas aqui o ponto é outro: Tão outro que a nossa vida era tradicionalmente repartida em três fases: a infância (desenvolvimento), a idade adulta (actividade) e a velhive (declínio e morte). Hoje tudo isso se baralhou. Hoje muitos já nascem velhos, mas com uma agravante: não têm reforma... E se não têm reforma é porque não descontaram, e se não descontaram!!! Meus amigos, o mundo ficou perigoso. Vivemos num mundo em que os piores inimigos dos avós passaram a ser os próprios netos...