sexta-feira

Um dueto a pensar: Mª João Pires & Saramago

  • ISTO É QUE É PENSAR, EM NOTAS... MÚSICAIS, É CLARO!!! A pianista Maria João Pires anunciou ontem, em entrevista à RDP/Antena2, que vai instalar-se definitivamente no Brasil e desistir do Centro para o Estudo das Artes de Belgais, próximo de Castelo Branco, numa quinta que comprou há sete anos. Em Portugal, afirmou, "estava a ser vítima de uma verdadeira tortura". "Parto para me salvar um pouco dos malefícios que Portugal me estava a fazer", explicou Maria João Pires, considerando que comprar casa no Brasil - país onde ia "respirar" - é um "momento de coragem". Sem adiantar pormenores do que motivou a decisão. Há muito que a mais internacional - e premiada - dos pianistas portugueses se queixa dos problemas de financiamento de Belgais, e há muito que viaja com regularidade para o Brasil. Mas não se esperava que seguisse o exemplo de José Saramago, o escritor que preferiu o "exílio" na ilha de Lanzarote.
  • Duas obs:

1. A srª Mª João Pires é pianista, toca bem, já foi premiada mas não tinha verba, ficou doente, acusou o governo de sevícias e emigrou para o Brasil - para não adoecer mais - diz;

2. O sr. Zaramago - é escritor, julga que sabe escrever, ainda por cima bem, projectou-se quando um subsecretário de Estado de Cavaco lhe vetou um livro (por erro de cálculo - que o escritor aproveito ao máximo com o marketing disponível do pcp e conexos), iludiu o júrio do prémio nóbel, sacou os 30 mil cts do prémio, e também emigrou - para Espanha.

  • Meus senhores - o que une estes dois artistas - além da excelência da desgraça? É que um enriqueceu à sombra de Portugal, a outra empobrecia e ficava cada vez mais doente.
  • - Pergunte-se agora aos portugueses - muitos deles com mais valor do que a pianista e incomensuravelmente mais valor do que o nobel (o que também não é difícil) - se também estão a pensar emigrar por falta de subsídio???
  • Por este andar, qualquer dia só cá ficam os sobreiros, o sol e a praia...Ah, e os livros do zaramago lidos pela malta idosa recém-reformada na casa dos 70. Aos outros que o lêem pedimos desculpas por não saber naquilo que se metem.