terça-feira

Uma reflexão (existencialista de) Sartre

Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
  • Confesso ser pouco dado ao pensamento de Jean-Paul Sartre, mas neste ponto tenho de lhe tirar o chapéu. Diz ele:
Image Hosted by ImageShack.us
O homem não pode esperar nada sem que comece por perceber que não pode contar com ninguém, a não ser consigo mesmo; que está só, abandonado na Terra, carregando a sua infinita responsabilidade, sem ajuda, sem outros objectivos a não ser os que ele próprio estabelecer, sem outro destino que não seja o que ele forja para si mesmo neste mundo.
Image Hosted by ImageShack.us
J.-Paul Sartre.
Dedico esta reflexão aos nossos leitores: aqueles que se identificam, agradecem e criticam o nosso trabalho, mas também e, sobretudo, aos invejosos que cá vêm e nunca dão cavaco. São aos magotes, mas fogem que nem raposas com a lebre na boca depois de ter furado o balseiro e conquistado a presa... Esta reflexão é especialmente para eles. Que ainda não aprenderam que a sabedoria ou o que quer que seja - tem e deve ser partilhada. Mas como o seu egoísmo é sempre maior que a respectiva cabeça ficam toldados pelo peso da sombra do seu capricho. Depois ficam cegos nas sombras... Pois é para eles esta nota. Directamente do João Paulo. E, já agora, não se envergonhem por nunca ter nada para dizer, muito menos para partilhar. Porque pior do que morrer sozinho é viver sózinho... e muitos desses transeuntes do incógnito - pessoais e institucionais - (e outros que tais) que aqui comem e passam - ainda não conseguiram perceber essa verdade comezinha. Espero, pois, que Sartre Vos ajude a alimentar essa pobreza de espírito. Vá, agora continuem a vir cá morder o anzol e partam sem deixar cheiro - tal é a Image Hosted by ImageShack.usvossa natureza.