quinta-feira

A srª Dona Constança, perdão o sr. Vitor - para que Const(âncio)

Agradeço ao amigo Luís Simão - sempre muito atento na selecção dos materiais políticos e económicos o envio desta prosa. Esta confecção de imagens é aleatória. Mas o homem é o mesmo. Por aqui também se depreende as possívei risadas do sr. Paulo Portas, mais conhecido como Paulinho das Feiras... De facto, os gastos com essas áreas contribuíram para a arrastar a economia para o lodo em que está. E em relação ao sr. Portas - ele deveria dedicar-se ao jornalismo - mas não àquele jornalismo de manchete que fez nas décadas de 80 e 90 obsecado só com uma única coisa: destruir o cavaquismo. E conseguiu!! Isso valeu-lhe fama, é certo! E também muitas tiragens do seu jornal. Mas hoje resta uma imagem dele que não deixa espaço para avaliar algo que de menos mau tenha feito. Daí perceber-se, agora, Caro Luís - as minhas reiteradas opiniões sobre o sujeito que tu tanto apreciavas... Um sujeito cuja única autenticidade que tem é não ter nenhuma. Aquele piscar de olho para a camara da teleobjectiva denunciava sempre alguém que estava puramente a representar. Manipulando a palavra e o seu sentido. A brincar com a malta... Só que com o dinheiro da "malta" ninguém deve brincar, muito menos o Paulinho das Feiras - o homem dos submarinos e, qui ça, de alguns sobreiros... Bom, mas do que esta prosa fala é da performance da Dona Constância - que mais me parece a governanta de Salazar, que mandava tanto como ele - e dava recados aos ministros, por vezes para os despedir, com e sem bilhetinho... Coitada, morreu sem nada por entre as teias da solidão. Sempre soube que o homem morre sózinho. E agora constato que a mulher também. Ora isto é triste. Muito triste...
Image Hosted by ImageShack.us
  • Vítor está preocupado com o estado financeiro do País e com os gastos do Estado. Volta a dizer que estamos de tanga.Vitor, também conhecido por Constâncio, está há muito à frente do Banco de Portugal.
Image Hosted by ImageShack.us
  • Em sua casa entram mais de 25.000 euros mensais. O governo do PSD/CDS de Durão Barroso permitiu-lhe que continuasse à frente do Banco de Portugal, desde que viesse de tempos a tempos alertar os portugueses (só os que pagam impostos) de que é preciso apertar o cinto. E Vítor cumpriu meticulosamente a sua função, defendendo com unhas e dentes o Discurso da Tanga, versão I, de Durão e Manela Leite. Santana e Bagão manteviveram-no no Poder e ele também cumpriu.
Image Hosted by ImageShack.us
  • Agora, está de novo o seu PS no Poder e Sócrates fartou-se de fazer promessas de que não havia aumento de impostos e haveria aumento de empregos e alteração da Código do Trabalho do Bagão. Eram promessas só para serem metidas na gaveta mais tarde. Mas Sócrates não quer assumir a responsabilidade da versão 2 do Discurso da Tanga já antes das eleições autárquicas.
Image Hosted by ImageShack.us
  • Por isso pediu ao seu amigo Vítor, que viesse ele a público dizer que isto está mesmo mal e apelar ao Presidente da República para intervir a convencer os portugueses (sempre os mesmos do costume, claro) a apertarem ainda mais o cinto.
Image Hosted by ImageShack.us Image Hosted by ImageShack.us
  • Alguém ouviu o sr.Vítor apelar a que não construíssem 10 estádios de luxo do Euro 04, pagos quase exclusivamente pelo Estado e autarquias e aprovados por Sócrates como Ministro do governo Guterres?
  • Alguém ouviu o sr. Vítor apelar aos governos para que não comprassem submarinos por causa da crise? Alguém ouviu o sr.Vítor pedir aos governos que não comprassem ou adiassem a compra de centenas de blindados e helicópteros de guerra de último modelo? Alguém ouviu o sr. Vítor a chamar a atenção que o TGV é um luxo de centenas de milhões para o estado do País?
  • Alguém ouviu o sr.Vítor apelar aos governos para serem inflexiveis contra a gigantesca fuga aos impostos dos que mais ganham e que atinge milhares de milhões?Alguém ouviu o sr. Vítor pedir aos governos que acabem com a isenção de impostos sobre os milhões ganhos na especulação bolsista de acções?
Image Hosted by ImageShack.us
  • Alguém ouviu o sr.Vítor apelar aos senhores administradores das grandes empresas, pagos a valores iguais ou superiores aos dos países ricos, para que deem o exemplo baixando os seus chorudos vencimentos e prescindindo das dezenas de milhares de contos de prémios anuais?
  • Etc, etc, Não, ninguém ouviu! Ouviu-se agora o sr. Vítor para fazer um frete ao seu amigo Sócrates porque este fez promessas que não eram para cumprir e agora era preciso desenrascá-lo dizendo que «isto está pior do que se pensava».
Image Hosted by ImageShack.us
  • No País mais pobre da U.E., com os mais baixos salários de todos, com mais de 2 milhões de pobres e 200 mil com fome e o maior fosso entre os 20% mais ricos e os 20% mais pobres nas estatísticas da U.E., o governador do Banco de Portugal apenas tem o papel triste de apelar para aos que já estão sobrecarregados de impostos que pagem ainda mais. Sr.Vítor, ao menos seja coerente, apele publicamente aos governos que, devido à crise, o(s) seu(s) salário(s) de vários milhares de contos mensais, deveria(m) ser diminuído(s)...
  • De vitória (constâncio) em vitória até à derrota final...
  • Sabemos que a dona Constança é uma especial amante de arte. Por isso, lhe deixamos aqui algumas dessas manifestações, cujo autor e simbolismo ela bem conhece. Mas se ela quiser também podemos descodificar tais formas, conteúdos e texturas. As formas, os conteúdos e as texturas da desgraça dos portugueses dos últimos anos. Os portugueses que não andam de BMW série 7 (de 20 mil cts) nem recebem 5 mil cts de salário por mês. Bem sei que o Figo ganha bem mais, o PR ganha menos, e nós, todos nós, também. Hoje, cada vez que vejo Constância na TV a falar com as mãos lembro-me imediatamente de duas coisas: do restaurador Olex; e de como aquelas mãos nos vão estrangular. Enfim, o teatro é triste e perigoso. Prefiro Samuel Bekett. Pode até conduzir-nos a uma guerra civil muito intestina (intestinal, mesmo), como se assinala no Guernica (infra)... Uma guerra civil porque toda a gente quer ter um BMW série 7 e receber 5 mil mocas por mês... Eu emigraria logo para o Brasil...
  • Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us