quinta-feira

O Segredo, o poder e a chave - um monumental livro de Paulo Guilherme D'Eça Leal (da Hugin)

  • Image Hosted by ImageShack.us
  • Os célebres painéis de Nuno Gonçalves... parece, à primeira vista, um assunto já cansado. O que é certo é que, vista e revista, a pintura mantém-se enigmática, intrigante. Interpretada de tantas maneiras, quantas os quantos que a estudaram e que tantos nomes lhe deram, continua a sorrir-se para nós, secreta. Fechada. No entanto, em todas as cidadelas se encontra uma brecha. Desta vez, as fiáveis armas da matemática, da geometria e da intuição, abriram novos caminhos. Porventura os certos. Resultado e proposição de uma outra obra igualmente hermética, a Igreja e Mosteiro de Santa Maria da Vitória, a “Batalha”, assim os “painéis” a completam, a definem e a explicam. como um manual de instruções.
Image Hosted by ImageShack.us
  • Nota: Paulo-Guilherme D’Eça Leal é o autor do monumental livro … O segredo o poder e a chave, Hugin, 2003. Não, não é só para maçons.. Sem competência para o avaliar, apenas para o apreciar, nota-se que através dos painéis de Nuno Gonçalves e dos 30 anos de investigação, está ali muito da arte e da ciência lusas: Filosofia, História, Física, Metafísica, Geometria, Arquitectura, bom gosto. Ali coabitam muitos segredos de Portugal. É um templo da nossa história, por isso deveria ser leitura obrigatória nas escolas e universidades em Portugal, pois toda a verdade está no sonho.
  • Se não sabes, pergunta. Se não te respondem, procura. Se não encontrares, inventa. Vais ver que descobres. Com desenhos espantosos e profundamente humanista, esta obra deveria ser oferecida pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Ensino Superior nas escolas portuguesas.
  • O que temos em pequenez ganhamos em perspectiva. E o editor da Hugin, José Manuel Ferreira, teve essa lucidez.
  • Parabéns ao autor pela obra e ao editor pela coragem. Portugal é assim: em crise, mas monumental. Afinal, só se atinge a metafísica pela física…