terça-feira

A ilusão e a mentira em política



Resultado de imagem para ilusão e mentira na politica

- As sociedades contemporâneas vivem hoje paradoxos com efeitos trágicos, já que o sistema político, a economia e a sociedade ficam prisioneiros das mentiras institucionalizadas. Os protagonistas políticos e os interesses sociais não conseguem romper a circularidade das mentiras e das ilusões geradas com o seu poder, as suas posições e os seus privilégios. 

Resultado de imagem para ilusão e mentira na politica- Contudo, o mais grave é reconhecer que são os próprios dirigentes políticos os produtores dessas ilusões/mentiras obrigando a sociedade a ficar dependente da continuidade dessas promessas, estabelecendo-se uma relação de circularidade complexa nos procedimentos de legitimação democrática que acaba por reproduzir essas ilusões/mentiras sem que algum agente político possa estabelecer uma referenciação OBJECTIVA à realidade. 
- A essa luz, a emergência da realidade, no plano doméstico ou no plano internacional, só pode irromper pela força dos FACTOS e não pela condução política dos actores que têm contribuído para replicar este modelo de mentira, ilusão e de falsidade na forma de fazer política e de, por essa via, iludir os eleitorados e perpetuarem-se indefenidamente no poder.

____________________________




Etiquetas: