segunda-feira

Quando o conhecimento, a tecnologia e a magia se juntam.



Quando o conhecimento, a tecnologia e a magia se juntam..
- Podem fazer acontecer alguns milagres. No limite, beneficiam o bem comum, embora na maior parte do casos estes negócios beneficem apenas uns quantos empresários que estão ávidos de acelerar o futuro à cadência com que pretendem ver as suas contas bancárias aumentadas sem que daí resulte um ganho social.

- Para já, o que podemos constatar é que Portugal se posicionou para ser um país de serviços, acolhedor de eventos internacionais com impacto global, e, desse modo, trazer vantagens para toda a indústria da hotelaria e da restauração.

- Mas também aqui não houve golpe d´asa, pois mais uma vez tudo se nucleariza na capital em vez de se descentralizar estes eventos para cidades de média dimensão, e do interior, onde seria crucial atrair investimento directo estrangeiro, fixar emprego, criar riqueza, enfim, potenciar a qualidade de vida das populações.

- Em suma: no meio de tanto show-of não consigo ver nesta mega cimeira de hi-tech um golpe d´asa que contribua, integradamente, para o desenvolvimento da sociedade e da economia portuguesa.

- Embora também saiba que o segredo nos negócios, o do Estado, o profissional, e até o de alcova ou o do gabinete médico mantêm lugares fechados, opacos e refractários à própria comunicação.

- Resta ainda saber o que a Net e a digitalização da sociedade global estão fazendo pela criação de emprego, pela prevenção dos problemas sociais (racismo, género, homofobia, religiosos, etc) e a forma como essas fracturas em vez de fortalecer os laços sociais e a coesão moral das sociedades as enfraquece e mina a relação dos cidadãos com a economia, a política, a justiça e as instituições em geral.

________________

Etiquetas: ,