quinta-feira

Svetlana Alexievich é uma escritora e jornalista de investigação bielorrussa - Nobel da Literatura em 2015.

Três reflexões da actual nobel da literatura, com muita humanidade. 


Svetlana Alexievich

Svetlana Alexievich é uma escritora e jornalista de investigação bielorrussa e vencedora do Prêmio Nobel da Literatura em 2015. [

- A morte é a coisa mais imparcial do mundo. Ninguém escapa dela. A terra leva a todos - o gentil, o cruel, os pecadores. Além disso, não há imparcialidade na terra.

- Como podemos preservar o nosso planeta onde meninas supostamente deveriam estar dormindo nas suas camas e não estiradas mortas no chão, com as tranças soltas? Devemos fazer algo para que a infância nunca mais seja chamada de infância de guerra.

- A realidade sempre me atraiu como um ímã, me torturando e hipnotizando, e eu queria capturá-la no papel. Então imediatamente me apropriei deste gênero de vozes e confissões humanas reais, testemunhas, provas e documentos. É assim que eu vejo o mundo - como um coro de vozes individuais e uma colagem de detalhes diários. Desta forma, todo o meu potencial mental e emocional chega ao máximo. Assim eu posso ser simultaneamente uma escritora, jornalista, socióloga, psicóloga e pregadora.

Svetlana Alexievich

____________________________


Etiquetas: