quinta-feira

Quem é Svetlana Alexievich? - Prémio Nobel da Literatura

Nota prévia: Um prémio ao jornalismo de investigação e à reportagem. Ainda o  sub-produto do ex-império soviético a marcar a actualidade. 
________ 
Numa entrevista, a autora resumiu deste modo o seu modus operandi: “Tenho andado à procura de um método literário que me permita a maior aproximação possível à vida real. A realidade sempre me atraiu, como um íman. Ela tortura-me, hipnotiza-me, quero capturá-la na minha escrita. Por isso apostei neste género em que recorro a verdadeiras vozes humanas e suas confissões, histórias de testemunhas e documentos. É assim que oiço e vejo o mundo – como um coro de vozes individuais e uma colagem de pormenores do quotidiano. É assim que posso ser, ao mesmo tempo, uma escritora, uma repórter, uma socióloga, uma psicóloga.”

Etiquetas: