segunda-feira

Derrota socialista em França. O regresso de Sarakosy e a implantação de Le Pen

Et maintenant, Mr. Sarkosy!!!

- Qual será o novo contributo da França para reconstruir esta Europa escaqueirada?!
__________


Eleições em França. Hollande sofre nova derrota. Sarkozy vence, Marine le Pen em segundo.link


Eleições voltam a penalizar François Hollande
As primeiras estimativas sobre os resultados globais da primeira volta das eleições departamentais em França, que aconteceu este domingo, apontam para a vitória da coligação de dois partidos centristas e da União para um Movimento Popular (UMP), do ex-Presidente Nicolas Sarkozy, com cerca de 30% dos votos.
Os nacionalistas da Frente Nacional (FN), de Marine le Pen ficam em segundo com entre 25 e 26% dos votos, uma votação abaixo da prevista pelas sondagens. 
O Partido Socialista (PS), do chefe do Estado, François Hollande, conhece um novo revés eleitoral com entre 20 e 21% dos votos.
Os resultados confirmam a implantação e o enraizamento da FN em todo país, mas ficam aquém das aspirações de Marine le Pen. que ambicionava o primeiro lugar. A FN mantém sensivelmente a mesma percentagem que nas recentes eleições europeias e quase duplicou o número de votos em relação às departamentais de 2011.
A abstenção foi de 49% nestas eleições para os departamentos - uma divisão administrativa das regiões francesas - e também foi menor do que a prevista pelas sondagens.
A coligação de direita deverá vencer facilmente a segunda volta, no próximo domingo, devido designadamente ao chamado "voto republicano", Com efeito, o PS já indicou que apelará a votar contra a FN nos diversos duelos que vão opor o partido de Marine le Pen e a direita liderada por Nicolas Sarkozy.
Mesmo assim, a FN espera conquistar o controlo de um ou dois departamentos.
O PS poderá perder na votação decisiva da segunda volta cerca de metade dos 50 departamentos que até agora controlava. O primeiro-ministro, Manuel Valls, já reconheceu a derrota do partido da maioria. 
_________


Etiquetas: ,