domingo

FMI arrasou governo. Portugal só fez um terço das reformas exigidas pela 'troika

Nota prévia: Afinal, o que é uma reforma?! É cortar cegamente na Saúde, na Educação, na Segurança Social a fim de libertar recursos para o Estado, mesmo que isso implique o desmantelamento do Estado-social e gerar mais desigualdades sociais e pobreza entre os portugueses; ou assegurar a coesão social com um mínimo de eficiência das políticas públicas. 


__________


FMI arrasou governo. Portugal só fez um terço das reformas exigidas pela 'troika', link

FMI arrasou governo. Portugal só fez um terço das reformas exigidas pela 'troika'

Comissão Europeia indicou que Governo só cumpriu 36% das reformas estruturais económicas, mostra uma análise da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO).

A missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) a Portugal fez uma avaliação muito severa do programa de ajustamento português, mas a Comissão Europeia, que divulgou a sua versão no final de dezembro, também não se fica atrás e dá nota de 36% no exame das reformas estruturais.
O governo, através do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, argumentou na sexta-feira que as conclusões do FMI refletem "uma realidade que já não existe".
Em todo o caso, uma análise da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO), divulgada anteontem à noite, mostra que a Comissão Europeia também deu uma nota negativa à concretização do pacote de reformas estruturais na economia: apenas 36% das medidas combinadas (cinco em 14) foram "observadas". Chumbou três e carimbou seis com "progresso limitado". A avaliação europeia é de final de dezembro.

______


Etiquetas: