sexta-feira

Kremlin diz que o seu site está debaixo de um "poderoso ataque" informático


Kremlin diz que o seu site está debaixo de um "poderoso ataque" informático

Autoridades russas bloqueiam quatro sites críticos do Governo, entre eles o de Navalni.



O site da presidência russa está debaixo de um "poderoso ataque" informático, anunciou o Kremlin revelando que piratas informáticos também bloquearam o acesso ao site do banco central russo.
"Está em curso um poderosos ataque", disse uma porta-voz do Kremlin, citada pela Reuters. Esta fonte adiantou que especialistas em segurança já estão a tentar travar o ataque e a encontrar soluções para impedir futuras tentativas de piratas informáticos.
O banco central da Rússia, em comunicado, confirmou que também está com problemas no seu sistema informático devido a um ataque de hackers. Estava prevista, para a manhã desta sexta-feira, uma revisão das taxas de juro, prevendo-se uma baixa depois de várias semanas em que os números subiram. Mas a actualização das taxas não pôde ser feita devido a este ataque.
Coincidindo com estes anúncios de ataques informáticos ao Kremlin e ao banco central da Rússia, quatro dos principais sítios da Internet críticos do Kremlin (entre eles o blogue do opositor Alexeï Navalni) foram bloqueados esta sexta-feira por ordem da autoridade russa que controla dos media, a Roskomnadzor.
O blogue de Navalni, diz a AFP, foi inscrito numa lista negra desde o mês passado, quando o opositor foi colocado em vigilância domiciliária. Um comunicado da Roskomnadzor esclarece que Navalni está proibido de usar a Internet. O opositor já considerou esta proibição uma "violação".
site Kasparov.ru, fundado pelo antigo campeão de xadrez russo Garry Kasparov, também na lista negra, está igualmente inacessível, tendo a autroridade dos media considerado que "incitava a actividades ilegais e à participação em acontecimento de massas que violam a ordem pública". Os outros sites bloqueados são os  EJ.ru e o Grani.ru.
Com uma grande percentagem de meios de comunicação controlados pelo poder, a Internet é um dos meios preferenciais da oposição para se exprimir e comunicar. Mas em Fevereiro foi aprovada uma lei que permite às autoridades, com ordem de um procurador e sem uma decisão de um tribunal, bloquear sites e blogues.
___________
Obs: Com efeito, a Rússia tem quase tudo aquilo que uma ditadura tem, circunstância que a faz convergir mais com esse tipo de regime do que com uma democracia pluralista, à ocidental. 
Em Portugal, por exemplo, quando um ou vários assessores de Belém entendem discordar das opiniões insustentáveis do actual e ainda locatário do Palácio Rosa, são imediatamente exonerados, como ocorreu com Sevinate Pinto e Vitor Martins, velhos colaboradores e ajudantes de C. Silva.  
De facto, algumas democracias pluralistas comportam-se como pequenas autocracias - incapazes de resistir à mais leve crítica. 
Nada disto surpreende se considerarmos que cavaco silva tem escassa cultura democrática, nem sequer participou na revolução de Abril e sempre foi um elemento muito pouco disponível para o diálogo. 
Na verdade, entre Putin e Cavaco há mais semelhanças do que diferenças. 

Etiquetas: , ,