domingo

"É uma loucura dizer que vamos ter 20 anos de austeridade" - José Félix Ribeiro -

"É uma loucura dizer que vamos ter 20 anos de austeridade"



Em entrevista ao Expresso, o economista José Félix Ribeiro diz que Portugal deve rever a sua diplomacia económica. Isto porque "o país não tem de ser um protetorado germânico nem uma feitoria chinesa".
O economista José Félix Ribeiro diz, em entrevista ao Expresso, que Portugal vai ter de "renegociar" com a Europa mas recusa que o país peça uma reestruturação da dívida. "É uma loucura dizer que vamos ter 20 anos de austeridade", afirma.
Félix Ribeiro, que vai lançar na segunda-feira o livro "Portugal - a economia de uma nação rebelde", defende ainda que a diplomacia económica portuguesa deve ser reformulada, por considerar que Portugal deve apostar no relacionamento com países com os quais possa aprender alguma coisa.
No livro, que será apresentado no El Corte Inglés, em Lisboa, o economista refere que Portugal não tem de ser um "protetorado germânico nem uma feitoria chinesa". E que o país tem de rever as suas "escolhas fundadoras".
__________
Obs: Infelizmente, José Félix Ribeiro, um homem da prospectiva cujo pensamento importa seguir, tem toda a razão nas afirmações que faz. Diria que "loucura" foi - também - o povo português ter colocado cavaco em Belém. O que cauciona o dito popular que diz que cada povo só tem os políticos que merece. 
Como português, pergunto-me se, afinal, merecemos assim tão pouco?!

Etiquetas: ,