domingo

Choca-me a situação portuguesa - por Xanana Gusmão -

"Choca-me a situação portuguesa"
Fotografia © Natacha Cardoso/Global Imagens
O líder da resistência timorense contesta a disputa do "papel de herói" pelos responsáveis governamentais dos países em crise como Portugal, Grécia e Irlanda: "Nestas ocasiões, temos que tentar todos juntos resolver porque quem sofre é o povo." Acrescenta: "Choca-me a situação portuguesa."
Para Xanana Gusmão, o "remédio que as organizações internacionais financeiras dão nunca acerta na resolução. Vimos e aprendemos como a ajuda internacional acontece". Critica a ordem mundial que define como pouco humanista e geradora de riquezas para alguns: "O sistema está moribundo e o 'shut down' do Governo americano bem o mostrou". Quanto ao modelo da União Europeia é direto: "Está falhado."
_______
Obs: Não deixa de ser chocante que seja o líder de um micro-Estado - Timor-leste - que diga o que diga da ex-metrópole. Não porque esteja longe da razão, mas por constatarmos, através dele, ao ponto que chegámos, ou seja, ao ponto a que o XIX Governo (in)Constitucional degradou as condições de vida do povo português. Embora realista, não deixa de ser humilhante. 


Etiquetas:

Links to this post:

Criar uma hiperligação

<< Home