quarta-feira

NSA consegue entrar nos computadores mesmo sem ligação à net

A Agência de Segurança Nacional norte-americana consegue aceder a computadores mesmo que as máquinas não estejam ligadas à internet, noticia hoje o New York Times, nas vésperas do discurso de Barack Obama sobre vigilância eletrónica.
De acordo com o jornal norte-americano, citado pela AFP, há cerca de 100 mil computadores em todo o mundo que estão implantados com um software que permite à NSA não só aceder ao computador e consultar, alterar ou apagar os dados, mas também criar autoestradas virtuais para lançar ataques eletrónicos.
Na maioria dos casos, o software, que está operacional desde pelo menos 2008, tem de ser implantado fisicamente por um espião ou pelo próprio fabricante, porque utiliza ondas de rádio que podem ser transmitidas a partir de pequenos circuitos eletrónicos ou através de um cartão USB instalado secretamente nos computadores dos utilizadores.
As revelações de um dos diários com maior circulação nos Estados Unidos surgem na mesma semana em que Barack Obama deverá apresentar um importante discurso sobre a reforma do sistema norte-americano de vigilância, um tema que saltou para as primeiras páginas de todo o mundo no seguimento das revelações feitas pelo antigo consultor da NSA Edward Snowden, em junho.
Lusa
_______
Obs: Obama não tem emenda, em vez de criar normas e condições de segurança que invertam a dinâmica do big brother sobre a população e países aliados, parece - em parceria com os gigantes tecnológicos - reforçar aquela perseguição online para extrair toda a informação em tempo real. 
Obama já deveria ter compreendido que esse é o caminho mais longo para fixar relações de confiança. Mas é, ao invés, o caminho mais estreito para ir morrer à praia. E Snowden será, seguramente, um desses coveiros. 

Etiquetas: ,