quarta-feira

Manuel Clemente: Não podemos adormecer perante desrespeito pela dignidade humana




O Patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, defendeu hoje que não podemos adormecer nem nos podemos habituar a situações «muito repetidas« de desrespeito pela dignidade humana que põem em causa, a humanidade.
(...)

«No que diz respeito à sociedade, o papa Francisco tem encontrado palavras muito justas e muito claras para meter o dedo em muitas feridas que a nossa sociedade manifesta, não só dentro dos países que nos tocam mais de perto, mas entre países ricos e países pobres, de muito desrespeito pela dignidade humana», disse Manuel Clemente. (...)
________
Obs: Estruturalmente inteligente, D. Manuel Clemente tem andado a reboque da crise, e não, como devia, ser uma voz actuante e pró-activa, fazendo eco das necessidades extremas dos mais carenciados da sociedade portuguesa. 
- Nem com as palavras graves do Papa Chico o Patriarca português conseguiu estar em linha com a pressão social do momento. 
- Assim, sendo inteligente e culto, pergunta-mo-nos por que razão o representante do Papa em Portugal tem sido demasiado frouxo e apático na defesa dos mais fracos?!
- Talvez uma renovação do léxico lhe fizesse falta seguida dum estágio em Roma, para ver, com o Papa, como é que se faz religião e política. Uma política genuinamente humanista ao serviço dos deserdados do mundo. 
- Confesso que esperava mais do autor do Prémio Pessoa. Preferia o Bispo do Porto ao actual Patriarca de Lisboa. Veremos se o tempo me desengana. 

Etiquetas: , ,