terça-feira

A "sopas de cavalo cansado" da 5 de Outubro e a sociologia do desenvolvimento



- Dantes os mais velhos eram obrigados a comer a famosa sopa de cavalo cansado, logo pela manhã, para melhor enfrentar as agruras do trabalho. Porventura, algumas colheitas eram vistas a dobrar, outras a triplicar...

- A receita é conhecida, a necessidade de recorrer a ela pela pobreza extrema dum povo quase iletrado e embrutecido durante 40 anos de salazarismo - também. O açúcar e a canela apareciam ali para adocicar aquela mestela que o lumpenproletariat comia com um resignado prazer.

- Enfim, esta é a história que encerra um fragmento do Portugal pobre e alienado que, hoje, o titular da pasta da 5 de Outubro pretende servir à mesa da opção da privatização (neoliberal) da escola pública em Portugal.

- No mínimo, o que se pode dizer disto é que o actor tem "imensa criatividade" política. Até porque a justificação daria para escrever um tratado de sociologia do desenvolvimento. 

- E ninguém melhor que o sr. dr. M. Relvas para o escrever. Assim, o sistema intelectual das justificações ficaria alinhado.



Etiquetas: