BAGÃO FÉLIX Ministério das Finanças fez 'OPA hostil' sobre pensões
Nota prévia: infelizmente, Bagão Félix, um quadro altamente competente e um político experiente, tem razão. Mais palavras para quê relativamente a esta "OPA hostil sobre pensões...". Pergunte-se a Bagão oque pensa da prestação do "seu" CDS/PP nesta actual e paradoxal coligação de interesses do centro-direita em Portugal. E digo paradoxal para não dizer contranatura.
BAGÃO FÉLIX
Ministério das Finanças fez 'OPA hostil' sobre pensões, link
por Lusa, publicado por Ricardo Simões Ferreira.
Bagão FelixFotografia © Rodrigo Cabrita / Global Imagens
O antigo ministro Bagão Félix afirmou hoje que o anúncio realizado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, revelou uma "OPA hostil e gratuita" do Ministério das Finanças sobre o regime público de pensões.
Em reação às medidas anunciadas por Pedro Passos Coelho, o antigo ministro das Finanças declarou que "quem neste momento trata das pensões é o Ministério das Finanças" e realçou que "praticamente não vale a pena ter mais nenhum ministro neste domínio social".
"Recordo que na Alemanha as pensões constituem um direito de propriedade. Ou seja, que o Estado apenas vai pagando, mas já é das pessoas, como é lógico. E alguém tem que defender este direito de propriedade, não pode ser expropriado e as Finanças, de algum modo, apropriaram-se deste sistema e veem isto numa lógica de 'curto-prazismo'", lamentou Bagão Félix à Lusa, sublinhando haver uma "perspetiva ideológica" por parte do ministro Vítor Gaspar.
"Creio que, para o ministro das Finanças, esta questão não é apenas uma questão de cortes. Ele pensa assim, há aqui também uma perspetiva ideológica. Repare bem que na intervenção toda do primeiro-ministro não se falou uma vez de desemprego", salientou.
O ex-ministro da Segurança Social de Durão Barroso reconheceu que algumas das medidas anunciadas por Passos Coelho devem ser compreendidas como "aceitáveis" e "razoáveis", exemplificando com "a maior convergência das regras laborais do setor público e privado nas suas diferentes vertentes" e as alterações da tabela remuneratória da função pública.
"Mas quanto ao resto o que verificamos é que se trata mais uma vez de um forte ataque aos reformados e pensionistas", afirmou Bagão Félix, acrescentando que o primeiro-ministro "disse que não havia aumento de impostos, mas a seguir anunciou uma contribuição de sustentabilidade", in DN (...)
Etiquetas: BAGÃO FÉLIX Ministério das Finanças fez 'OPA hostil' sobre pensões
<< Home