sábado

Evocação de Edgar Morin - um mestre de sempre -

Pensemos na saúde, na educação, no ambiente ou no estado da nossa rua não podemos alhear-nos da dimensão política que elas ocupam se queremos compreender o nosso mundo e o nosso tempo e, por extensão, influenciar o curso dos acontecimentos e os nossos destinos e o próprio destino.
Morin deu-nos isto: pensar largo, rasgando horizontes e, ao mesmo tempo, soldava as pontas dos problemas que estudava e aprofundava.
A dado momento, Morin dizia que a política, contrariando a ideia um pouco hoje instalada entre a partidocracia que reina entre nós, à esquerda e à direita, lança o maior desafio ao conhecimento. A política é, defende ele: uma coisa geral que requer ideias gerais num mundo em que os conhecimentos gerais são insuficientes por serem gerais e os conhecimentos especializados são insuficientes por serem especializados. A política diz respeito a todos os domínios do conhecimento do homem e da sociedade, ainda que esses conhecimentos sejam ao mesmo tempo balbuciantes, compartimentados e enganadores. A política trata do que há de mais complexo no universo - os assuntos humanos - , e a sua relação com os assuntos humanos tornou-se extremamente complexa.
Actualmente Morin tem 90 anos. É obra.

Etiquetas: