segunda-feira

Wikileaks: esqueceu-se do segredo mais importante

Casa Branca condena fuga de informação Um embaraço diplomático para Obama?
Público
Wikileaks: 722 telegramas tiveram origem na embaixada dos EUA em Lisboa.
Na lista dos 250 mil documentos classificados que foram divulgados domingo à noite no site Wikileaks, 722 são telegramas com origem na embaixada norte-americana em Lisboa, considerados confidenciais e enviados durante os últimos quatro anos.
Segundo avança a edição online do Público, o conteúdo destes telegramas ainda não é conhecido, mas deverá começar a ser divulgado nos próximos dias no site fundado por Julian Assange.
Sobre os telegramas com origem na capital portuguesa, 415 são de informação não classificada, 292 são documentos confidenciais e 15 são classificados como «secretos». O primeiro documento data de 24 de Maio de 2006, tendo como temas genéricos “Fronteiras entre Estados, Territórios e Soberania”, “Relações Políticas Externas”, “Questões de Política Interna”, “Portugal” e “OSCE”. Já o último é de 25 de Fevereiro deste ano, com referência a “Terroristas e Terrorismo”, “Comunicações e Sistemas de Correios”, “Condições Económicas” e “Relações Políticas Externas”.
A referência ao Iraque aparece por 12 vezes na correspondência que partiu de Lisboa. Já o Afeganistão aparece em 33 telegramas. 11:22 - 29-11-2010.
Obs: Já sobre a Morte e os Ovnis nem um único telegrama, e talvez não fosse marginal dado tratar-se dos maiores segredos da humanidade depois, naturalmente, de conhecermos as verdadeiras motivações de cavaco ter montado a cilada a S. Bento - quando alegou que o PM, ou alguém proximo dele, andou a "auditar" Belém, que é a coisa mais desinteressante da polis nacional. Estas são, no fundo, as manifestações emergentes da coscuvelhice globalitária com que temos de nos defrontar neste 1º quartel do séc. XXI.

Etiquetas: