domingo

Pedro Passos Coelho: o usurpador de legitimidade é o PM antecipado do Portugal dos pequeninos

Pedro passos Coelho tem uma certa piada política. Vejamos: é bem-comportado, alinhado, é um beto sui generis porque aproxima-se mais do padrão e way of life dos adolescentes da Av. de Roma e EUA da década de 80 do séc. XX, mas mora nos arrebaldes de Lisboa, em Massamá. Tem uma vox bem colocada, é telegénico, logo passa bem em televisão, revela grande preocupação com o penteado. No fundo, eleva ao cubo aquilo que já conhecemos de Sócrates. Digamos, de forma tosca e apressada, que Coelho está para Brad Pitt como o Socas para o George Clooney, sem ofensa para estes últimos actores.
Que ideias Coelho apresentou à nação? Privatizar a CGD. Amazing. Quanto ao mais, traduz numa versão mais liberal todo o esquema económico socialista - que até tem governado à direita, como também fez Guterres.
Ontem, para hilariar a sua performance, e denotando uma concepção usurpadora da democracia e da legitimidade popular que lhe está associada, Coelho disse logo, urbi et orbi, que está preparado para governar com o FMI. À 1ª vista, pensei que ele queria ser o assessor de António Borges no departamento das estatísticas do FMI para Portugal, mas numa leitura mais fina percebi que o dito PPCoelho queria ser o verdadeiro carrasco da economia nacional. Uma espécie de delegado sindical do FMI em Lisboa que fiscaliza a execução das medidas draconianas impostas pelo maldito FMI - que deu cabo de muitas economias em vários continentes onde se propôs aplicar as suas ultra-liberais receitas.
Passos Coelho ainda nunca se apresentou as eleições populares e democráticas, perdão, passou pelo teste chumbado da Amadora e perdeu para um cacique socialista, e, doravante, em vez de ser mais prudente com as suas declarações como que se quer antecipar aos resultados eleitorais e à vontade dos portugueses para concluir, como um adolescente que roubou as chaves do carro ao pai, que vai ser eleito PM, sentar-se no cadeirão de S. Bento e, sonho dos sonhos, passar a governar o burgo em conluio com essa ovelha negra e cobrador-do-fraque que é o FMI. E de quem Joseph Stiglitz, nobel da Economia, em tempos fez um diagnóstico tão realista quanto censurável, na medida em que as receitas de política económica impostas pela organização obrigam a apertar o cinto, mas nenhuma prosperidade e projecto de sociedade se desenha para o futuro.
Dito isto, tenho pena que PPCoelho, de quem apenas se conhece uma ideia, privatizar a CGD se fosse PM (ainda por cima, má!!!), o resto são receitas da treta que ele encomendou aos amiguinhos do FB, não seja mais ponderado nas suas declarações e aparições públicas. Pois se ele colhe bem em termos formais, nenhuma das suas propostas de solução para Portugal conseguem tirar Portugal do buraco em que está, muito menos com declarações de "Primeiro-Ministro prematuro do Portugal dos pequeninos" antes desses actos ocorrerem. Pois com o PSD nunca se sabe, pode sempre aparecer um jovem turco que tritura o líder que está e posicionar-se na luta pelo poder a S. Bento.
Até porque quando Coelho fala aquilo que ouvimos, especialmente em matéria económica, é o alter-ego de Nogueira Leite a falar baixinho através do IC-19.
Razão por que aqui temos defendido que entre um PM em funções e outro que agora se quer parcerizar com o FMI para afundar o resto que sobra de Portugal, talvez seja preferível esperarmos por um outro D. Sebastião que pode irromper alí da Sierra de Mafra a fazer Asa delta sobrevoando a linha de costa do Guinco, em direcção à Guia.
Esperemos, naturalmente, é que não seja Marcelo a nadar croll de costas...

Etiquetas: