terça-feira

Clube da bancarrota: risco dos PIGS agrava-se. Por JNR -

[...] A Ilusão da Linha Maginot, Jorge Nascimento Rodrigues, Expresso
Os políticos europeus e muitos analistas sofrem do que Peter Boone e Simon Johnson, do blogue The Baseline Scenario, alcunharam de "a ilusão da Linha Maginot".
A cada programa de intervenção de Bruxelas e do FMI, políticos e analistas acham que os mercados financeiros se acalmarão, que a especulação sobre os riscos de defaults em série na zona euro não passará uma imaginária "Linha Maginot". Primeiro seria o programa de intervenção sobre a Grécia que pararia o processo, agora deseja-se que o programa em relação à Irlanda o faça.
Mas, na realidade, esta linha recua cada vez mais. Portugal e Espanha estão, agora, na mira dos mercados da dívida e o monitor de muitas agências financeiras já começou a incluir a Itália e a Bélgica no rastreio diário. Aliás, ontem, o risco destes dois países foi dos que mais cresceu à escala mundial.
Uma conclusão do relatório das Previsões de Outono da Comissão Europeia é mortal. É assumido claramente que o futuro da economia europeia tem "um alto grau de incerteza" e que o aspeto negativo mais crítico é o comportamento dos mercados financeiros.
Obs: Jorge Nascimento Rodrigues foi talvez o 1º homem a introduzir as grandes teorias de gestão em Portugal, já lá vai 1/4 de século, e muitos de nós tiveram contacto com essas obras, de que destaco o imenso legado de Peter Drucker, pelos seus trabalhos publicados nos suplementos temáticos do semanário de balsemão. E isto foi, sem dúvida, um mérito de JNR aqui lúcido, como vemos.

Etiquetas: