quinta-feira

Discussão do orçamento de Estado/2011

"Goodfellas"
Biografia/Drama EUA, 1990 Realização: Martin Scorsese Actores: Robert De Niro, Ray Liotta, Joe Pesci, Lorraine Bracco, Paul Sorvino, Frank Sivero, Tony Darrow, Mike Starr, Debi Mazar, Michael Imperioli, Tony Sirico, Illeana Douglas, Samuel L. Jackson, Vinnie Gallo.

Ouvia Helena roseta dissertar sobre a discussão do OE com Paula T. Cruz e senti uma tremenda indignação quando vi a dita por-se fora do terreno político onde anda há 3 décadas, com a agravante de ser uma salta-pocinhas entre PSD e PS. Hoje constatei que a Helena do séc. XXI, uma "ninfomaniaca do poder", não sabe o que são os partidos e nunca esteve comprometida com os patidos do poder que desde o 25 de Abril controlam as alavancas do poder em Portugal. Haja decoro, srª arquitecta!!! O que vale, é que quem a conhece já não lhe dá ouvidos.

Mas o ponto que queria frisar é o ambiente de pancadaria de luva-branca desenvolvido entre Governo e PPCoelho/PSD - com muita partidarite e pouca consciência nacional. Ambos estão, de facto, a preparar a sua pole-position para ganharem vantagem nas próximas eleições legislativas. A economia nacional, as empresas, as famílias e as pessoas que se lixem.

Sintomático é notar a simetria entre actores do PS e do PSD, são gémeos-siemeses replicando condutas, comportamentos, narrativas de guerrilha, no fundo ambos reproduzem a história do trajecto do que são os actores partidários em Portugal: crescem nas juventudes partidárias, colam cartazes, controlam as associações de estudantes, metem-se no mundo académico-associativo, são tesoureiros dos partidos, chegam a deputados e depois, mesmo incompetentes, ainda chegam a secretários de Estados, tudo depende da relação e da fidelidade canina que se tem com o dono do poder.

Esta complexa relação existente entre os wiseguys, os tais bons rapazes, implica doses cavalares de amizade, camaradagem, dinheiro, negócios, influência e poder. O problema é que hoje estes ingredientes não estão sendo usados e canalizados em prol do verdadeiro interesse nacional.

Talvez fosse útil Sócrates e PPCoelho medirem forças à moda do séc. XIX, depois, já mais aliviados, deveriam regressar à mesa das negociações e tratarem verdadeiramente do que interessa aos portugueses e à economia nacional.

__________________________________________________
Goodfellas Funny How Scene

Etiquetas: ,