sexta-feira

Cavaco Silva com tudo definido. Será um passeio triunfal

Estrutura de campanha está a postos e os responsáveis escolhidos. Só Marcelo estragou a surpresa e o clima em Belém ferveu. s ol
Cavaco Silva já tem tudo definido. O mandatário nacional, o director de campanha, o mandatário para a juventude e os mandatários distritais já estão praticamente todos escolhidos.
Nas últimas semanas, o Presidente da República tem recebido em audiência vários dos seus ex-ministros. Como é seu hábito, Cavaco tem conseguido manter tudo no segredo dos deuses.
Ou quase. Inicialmente o anúncio da recandidatura a Belém estava previsto para os dias 20 ou 21, mas o calendário político levou o Presidente a adiar para a próxima terça-feira, dia 26 - para evitar que a sua declaração ficasse colada ao Conselho Nacional do PSD e à semana da tomada de posição dos sociais-democratas sobre o Orçamento do Estado.
Era para ser também segredo, mas Marcelo Rebelo de Sousa acabou com o tabu, estragando o serão do último domingo no Palácio de Belém.
Em directo no seu espaço de comentário na TVI, Marcelo, ex-presidente do PSD e actual conselheiro de Estado, revelou que o Presidente da República iria anunciar a recandidatura na próxima terça-feira.
O professor terá sabido por fonte do CCB ou por fonte de Belém que Cavaco Silva tinha reservado uma sala naquela que foi uma das obras mais emblemáticas dos seus tempos de Governo - tal como já fez há cinco anos, quando avançou pela primeira vez para Belém, no dia 20 de Outubro.
No seu blogue no SOL (pág. 55), Marcelo diz-se «pasmado» com a «estupefacção» gerada pelo seu «furo jornalístico». E, em reacção a todos aqueles que se espantaram por dar notícias, dispara contra os que entendem que os comentadores políticos só podem usar «informação já conhecida, e se possível requentada».
Obs: Sou um distraído não reconhece que Cavaco estaria na corrida para fechar o ciclo e fazer um 2º mandato em Belém, assim já poderá devolver à assessoria activa o mandatário e executante da inventona das escutas a Belém, o ex-jornalista Fernando lima que ia levando o DN à falência quando foi seu director.
Só é pena que o PR ande a esbanjar recursos em campanha dissimulada dizendo à plebe que anda em visita oficial. Só os distraídos acreditam nisso.
Marcelo é o que é, diletante e, simultaneamente, conselheiro (ou "calhandreiro") de Estado e comentador. Deveria resignar ao cargo, ou melhor, Cavaco deveria dispensá-lo imediatamente dessas funções dada a incompatibilidade das funções. Foi mais uma cena de vichissoise...
Portas deverá estar a rir-se neste momento!!!
No quadro do jogo político, todos sabemos que Alegre não irá longe, este só era eficaz contra Sócrates quando andava de braço dado com Louçã no âmbito do código laboral, do desemprego e dos recibos verdes e doutras políticas sociais, já não o é contra cavaco em sede de eleições presidenciais. Alegre também foi útil a dividir o PS contra Soares, mas não agora.
Nobre voltará a ser um grande benfeitor da humanidade através da sua AMI e Cavaco arrebatará o país com uma maioria sociológica muito expressiva. Talvez possa ajudar PPCoelho a ganhar as legislativas após o Verão.
Esta equação, a ter fundamento, é dramática já que o fim do cavaquismo já havia sido vaticinado há anos, e, doravante, estaremos todos a ver um novo filme com o mesmo personagem do "carapau alimado", ou seja, será ele quem irá ajudar a exterminar o socratismo e recolocar o PSD no poder, gorada que foi a tentativa de lá colocar o maior acidente da natureza que alguma vez aconteceu ao PSD chamada Manuela Ferreira leite.

Etiquetas: