terça-feira

Salgado defende que grupo do BES foi prejudicado nos ‘stress test’

O grupo que consolida o BES obteve o pior resultado de entre os bancos portugueses testados.Económico
O presidente do BES defendeu ontem que o grupo que consolida o banco foi penalizado pelos critérios utilizados pelo CEBS para fazer os testes de stress à banca europeia. O Espírito Santo Financial Group (ESFG) obteve o pior resultado nos testes de stress de entre os quatro grupos portugueses analisados, tendo sido o único que, nos cenários adversos, ficaria com um Tier 1 abaixo dos 8%.
Questionado sobre os testes durante a conferência de apresentação de resultados semestrais do BES, Ricardo Salgado considerou que o grupo foi penalizado. O responsável considera que o ESFG, pela política que possui, por exemplo, em termos de provisionamento de crédito e de contabilização da exposição à dívida soberana, que diz ser acertada, acabou por ser prejudicado nos resultados finais.
"Não estou a recriminar ninguém mas fruto destas circunstâncias, o grupo foi penalizado por isso", disse ainda. Ainda assim defendeu que resultados são "até bastante confortáveis; não me parece que seja mau numa ‘holding' financeira". E descartou, para já, a necessidade de reforços de capital.
Obs: Lá terá D. Ricardo Salgado de contratar mais uma campanha com Cristiano Ronaldo a dar uns toques na bola (calado, de preferência) - o egoísta que faz tudo sózinho (até o filho) - para calibrar a corporate image do seu banco, que é tão especial que pratica taxas para tudo e mais alguma coisa. Mais facilmente seria adepto do FCP do que cliente bes, embora ache que jamais faria uma coisa ou outra. Uma questão de princípios.

Etiquetas: