terça-feira

Gel vaginal reduz risco de contágio da SIDA

O Centro de Pesquisas sobre SIDA da África do Sul descobriu, através de um estudo realizado nos últimos três anos, mais uma forma de combater o vírus da SIDA: um gel vaginal que reduz as possibilidades de contágio do vírus em 39 % nas mulheres que o aplicaram e em 54 % nas que o utilizaram de forma persistente.
O estudo, que foi revelado no segundo dia da Conferência Internacional sobre SIDA, que se está a realizar em Viena de Áustria, onde estão reunidos cerca de 20 mil especialistas. O estudo clínico do gel vaginal decorreu nos últimos três anos na África do Sul e envolveu 900 mulheres não contaminadas com o vírus, entre os 18 e os 40 anos e revelou resultados animadores.
O gel deve aplicar-se 12 horas antes da relação sexual ou 12 horas depois da mesma e atua tornando-se semi-sólido quando entra em contato com o sémen, impedindo que este chegue às células vaginais.
Para já, surgiram duas dificuldades no combate à SIDA através deste novo método: convencer as mulheres a usar o gel e o facto de a eficácia do mesmo parecer diminuir ao fim de 18 meses de utilização. O facto para que isto suceda ainda permanece uma incógnita para os cientistas.
Obs: Uma boa notícia para África e para o mundo.

Etiquetas: