sábado

Por onde passam as importações nacionais...

Falta de financiamento para recrutar dadores tem atrasado criação de banco público de gâmetas (esperma e óvulos). dn
Portugal tem de importar esperma e óvulos para conseguir responder à procura dos casais inférteis, devido à inexistência de um banco público de gâmetas, admitiu ontem o presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida (CNPMA), Eurico Reis
.
"Existe falta de esperma em Portugal", disse o juiz desembargador, no final da III Reunião Anual do CNPMA com os 26 centros de Procriação Medicamente Assistida e a Sociedade de Medicina da Reprodução, na Assembleia da República, em Lisboa.
Para resolver este problema, o CNPMA tem vindo a recomendar, desde há dois anos, a criação de um "centro público para recrutamento, selecção e recolha, criopreservação e armazenamento de gâmetas de dadores terceiros".
A falta de financiamento tem sido o principal obstáculo à criação deste banco, que até já foi anunciado pelo primeiro-ministro, José Sócrates.
Por enquanto, existe apenas um banco de esperma na Faculdade de Medicina do Porto, que recolheu, em 25 anos de existência, 980 amostras de esperma e dez unidades de tecido ovárico. (...)

Etiquetas: