segunda-feira

Gordon Brown: Imposto mundial sobre bancos está para breve

Gordon Brown: Imposto mundial sobre bancos está para breve.
CM
O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, disse esta segunda-feira que as maiores economias do Mundo estão perto de um acordo para a implementação de um imposto global sobre os bancos. Uma medida que pretende prevenir o surgimento de uma nova crise financeira.
Segundo o ‘Financial Times', Gordon Brown não tem grandes expectativas de que se chegue a um acordo já na próxima reunião do G20, marcada para Junho, mas quer chegar a um entendimento na Cimeira do G20 de Novembro, em Seul.
Para além de um imposto global sobre a banca, Gordon Brown quer ainda a aprovação de novas regras sobre os capitais dos bancos como forma de se fortalecerem contra uma futura crise.
Na implementação de um "imposto de responsabilidade global", Gordon Brown diz que, para além da Grã-Bretanha, também a França e a Alemanha estão de acordo sobre a necessidade da criação de um imposto e espera que os EUA assumam uma posição positiva para a aplicação desta medida de prevenção.
Gordon Brown diz ao ‘Financial Times' que "a relação entre os bancos e a sociedade deve mudar" e, sem mencionar números exactos, adiantou que a aplicação do novo imposto aos bancos britânicos poderá dar cerca de 1,2 mil milhões de euros anuais aos cofres do Estado.
Lurdes Mateus com Lusa
Obs: Uma excelente ideia, aliás, Gordon Brown só tem boas ideias visando a salvação do sistema financeiro internacional e, por essa via, proteger o tecido económico das empresas, famílias e pessoas. Com sorte ainda se alcança um acordo de taxas sobre transações em bolsa, na linha do ex-Prémio Nóbel da Economia Tobin, e a criação de condições para a dissolução dos paraísos fiscais. O mundo só pula e avança com estas pequenas utopias, quase sempre as realidades de amanhã...

Etiquetas: