sábado

Por que vale a pena votar em Vital Moreira nas Europeias: três razões

1. Goste-se ou não de Vital Moreira ele é, convém dizer, um homem intelectualmente dotado, técnicamente preparado e já acumula imensa experiência política, garantias mais do que suficientes para ser um eficiente eurodeputado e defender bem os interesses de Portugal na Europa, onde a feitura da legislação é de grande importância. E Vital sabe pensar e fazer boas leis, além da imensa obra que tem publicada - referência para todos nós.

2. Vital Moreira teve um passado de militância do PCP, é a sua cruz que terá de carregar até à cova. Mas, curiosamente, doravante até conta pouco, pois nada há de melhor para combater as inércias, os oportunismos, as manhas e os radicalismos dum PCP anti-europeísta e retrógrado (de par com o BE, seu partido-gémeo) do que alguém que conheceu a "casa" e hoje saberá, melhor do que ninguém, filtrar esses resíduos da história - que ganhará novo fôlego no quadro comunitário que se avizinha, onde os desafios são muitos, problemáticos e complexos. Mormente, nos planos social, económico e financeiro - áreas em que Vital se encontra bem preparado.

3. Uma terceira razão que me leva a votar em Vital Moreira, apoiado pelo PS, decorre do facto de ter sido ele, nestes últimos 10 anos, quem mais e melhor pensou e falou sobre a compatibilização dos serviços públicos com os mecanismos de mercado - cujo neoliberalismo conduziu ao que sabemos: desemprego, gula financeira e destruição e desarticulação do sistema financeiro mundial que culminou nesta crise de confiança em que hoje todos vivemos. Ora Vital tem-se batido por essa integração de valores como pilares do chamado modelo social europeu, que designa os clássicos serviços públicos essenciais à vida colectiva postos à disposição das pessoas por parte dos poderes públicos, ou seja, Estado, regiões e municípios. No seu livro Nós Europeus - Vital explicita essas ideias.
Ou seja, não foram ideias coladas a cuspo, como outros que à pressinha e de mãosinhas no ar reproduziram - para mostrar que também têm um pensamento europeu...

Três pequenas grandes razões que colocam Vital Moreira, e o PS, em condições mais eficientes, para valorizar os interesses nacionais no Parlamento Europeu - donde emana cerca de 75% da legislação que interfere com o nosso investimento, emprego e qualidade de vida, de que a saúde, a educação não são vectores estranhos.
No fundo, dar a confiança política a Vital Moreira é revalidar a ideia de que os antigos serviços públicos serão uma trave mestra da nova Europa, pôr um travão à lógica neoliberal em que Durão barroso alinhou após a cimeira dos Azores que foi a sua rampa de lançamento para se fazer eleger Presidente da Comissão Europeia, e fortalecer a ideia duma futura Constituição Europeia que consolide o tal modelo social europeu, reforce a cidadania europeia, reconheça a força jurídica à Carta dos Direitos Fundamentais da União Europeia (CDFUE) e a adesão da União à Convenção Europeia dos Direitos do Homem (CEDH), assim como a consagração de mecanismos de democracia participativa dos cidadãos europeus, em particular no tocante à iniciativa legislativa popular, a que o Tratado de Lisboa abriu as portas, como diria o ex-Comissário da Justiça e Assuntos Internos - António Vitorino.
Por este conjunto de razões, quer Portugal quer a Europa ficarão melhor servidos com Vital Moreira. É por essa razão e convicção que devemos investir politicamente nele dando-lhe o voto.
____________________________________________
Incognito - Live North Sea Jazz

Black Box - Ride On Time