sexta-feira

As lições de um banco privado

As lições de um banco privado, in Económico
António Costa
“A nossa ambição não é continuar apenas a ser líder em Portugal” 06/04/09 O caso do Banco Privado Português (BPP) ganhou contornos inimagináveis ainda há poucas semanas e transformou-se já numa ‘comédia trágica’, que poderia ser motivo de graça se não estivessem em causa questões tão importantes e graves como as poupanças de milhares de clientes de um banco.
Quem passa hoje à porta da sede do BPP em Lisboa percebe exactamente a dimensão deste drama social: carros de exteriores das televisões, fotógrafos dos jornais, cartazes e faixas colados nas paredes e muitos clientes, tudo à porta de um palacete que, até há pouco tempo, era o simbolo da reserva, da discrição. Ao mesmo tempo, outros clientes fazem ‘esperas' ao ministro das Finanças, pressionados ou manipulados, mas desesperados por respostas.
Ora, resulta daqui uma primeira lição, a de que se percebe, já hoje, como eram demagógicas as afirmações fáceis de alguns sobre ‘o banco dos ricos'. Onde está, agora, o líder do Bloco de Esquerda, Francisco Louça, que liderou um movimento para forçar a falência do ‘banco dos ricos'? Continua a considerar que o Estado não deve ajudar o BPP e os clientes que querem reaver o seu dinheiro?
Obs: Alguém viu por aí o sr. João Rendeiro??? Coragem teve o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos em dar a cara por ele diante dos clientes desesperados por não conseguirem recuperar as suas poupanças. Um dia isto acaba mal, e Rendeira saltará para as manchetes do 24h.
We shall see...